ALIADO DE TRUMP

Quem é Madison Cawthorn, deputado conservador dos EUA flagrado em nude

Parlamentar anti-LGBTQIA+ viralizou nas redes sociais após vazamento de vídeo em que ele aparece nu em uma cama com outro homem não identificado

congressista americano Madison CawthornCréditos: Reprodução / Divulgação redes sociais
Por
Escrito en GLOBAL el

O deputado conservador norte-americano Madison Cawthorn, 26, que viralizou nas redes sociais após o vazamento de um vídeo em que ele aparece nu em uma cama com outro homem não identificado - tem um histórico conturbado de declarações falsas e de incitação à violência eleitoral.

Apoiador ferrenho do ex-presidente Donald Trump, o republicano considerado o mais jovem parlamentar dos EUA, está no primeiro mandato e disputa a reeleição para  representar o 11º distrito da Carolina do Norte. 

Recentemente, o parlamentar irritou os colegas congressistas ao afirmar em um podcast que pessoas em Washington o convidaram para participar de orgias e usaram cocaína na frente dele.

O jovem deputado já esteve na casa de férias do líder nazista Adolf Hitler. Em uma postagem no Instagram, Madison Cawthorn escreveu que a visita estava em sua “lista de desejos por algum tempo” e “não decepcionou”.

Denúncias de mulheres que foram assediadas sexualmente por ele, na época da faculdade vieram à tona, depois que o jovem ficou publicamente conhecido ao entrar para a política. No entanto, Cawthorn afirma que nunca fez nada sexualmente inapropriado.

Aliado próximo de Trump,  Cawthorn votou pela anulação dos resultados das eleições presidenciais de 2020. Porém, em janeiro de 2021 o parlamentar recuou e admitiu que não houve fraude nas eleições de 2020.

“Sim, acho que a eleição não foi fraudulenta”, disse ele à CNN na época. 

Em um evento do partido republicano em um condado da Carolina do Norte, Cawthorn voltou a repetir a mentira de que os sistemas eleitorais dos Estados Unidos são “manipulados” e “roubados” e falou em "derramaneto de sangue" em eleições futuras.

Na véspera da posse de Joe Biden, Cawthorn participou do comício de Trump e estimulou militantes via redes sociais, no período que antecedeu o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos.

 

Carreira meteórica


Cawthorn ficou parcialmente com deficiência após acidente de carro em 2014. Ele foi proprietário de uma empresa de investimentos imobiliários e já deu palestras "motivacionais" antes de ingressar na política.

 A virada ocorreu nas eleições de  2020,  quando o jovem ganhou a indicação do Partido Republicano para a cadeira do então chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows. 

Depois de vencer o segundo turno das primárias, o jovem republicano recebeu o apoio de Trump.