GUERRA

“A OTAN se preparava para invadir a Rússia”, diz Putin ao justificar invasão da Ucrânia

Declaração do presidente russo foi feita durante o desfile militar que marca as comemorações da vitória dos soviéticos sob os nazistas

“A OTAN se preparava para invadir a Rússia”, diz Putin ao justificar invasão da Ucrânia.Créditos: Twitter/Kremlin
Escrito en GLOBAL el

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta segunda-feira (9), durante seu discurso nas comemorações do Dia do Vitória, que marca o 77º aniversário de quando os soviéticos derrotaram os nazistas, que a invasão à Ucrânia foi um ataque preventivo em relação à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). 

"Os países da OTAN não queriam nos ouvir. Isso significa que, na realidade, eles tinham planos bem diferentes", disse Putin, que complementou a sua frase e afirmou que a entrada da Ucrânia na Otan era "uma ameaça inaceitável para nós bem em nossas fronteiras.

Vladimir Putin também afirmou que invadir a Ucrânia foi uma ação de defesa de terras russas, em referência também à Crimeia, área ucraniana que foi anexada pela Rússia em 2014. 

O presidente russo também destacou o fato de que a OTAN, com o fornecimento constante de "armas mais modernas", a OTAN estava investindo na infraestrutura militar da Ucrânia e, diante disso, "o perigo crescia cada dia. A invasão foi uma decisão certa, oportuna e única. A decisão de um país soberano, forte e independente". 

"O Ocidente estava se preparando para a invasão da Rússia, a OTAN estava criando tensões nas fronteiras. Eles não queriam ouvir a Rússia, tinham outros planos"", destacou Putin. 

Esta quarta-feira marca o 77º aniversário da vitória dos soviéticos sobre a Alemanha nazista. Cerca de 11 mil soldados participaram do desfile na Praça Vermelha de Moscou. Também ocorreram desfiles militares em Vladivostok e Novosibirsk.