GUERRA RÚSSIA-UCRÂNIA

VÍDEO: Embaixador russo é atacado com tinta em tentativa de homenagear soviéticos na Polônia

Sergey Andreev faria uma homenagem a soldados soviéticos mortos para celebrar o "Dia da Vitória" em Varsóvia quando foi interceptado, aos gritos de "fascista", por manifestantes contra a guerra na Ucrânia

Sergey Andreev, embaixador russo na Polônia, leva banho de tinta de manifestantes.Créditos: Reprodução/Vídeo
Escrito en GLOBAL el

O embaixador da Rússia na Polônia, Sergey Andreev, foi atacado por manifestantes poloneses com tinta vermelha nesta segunda-feira (9). O russo se dirigia a uma cemitério de Varsóvia para deixar coroas de flores em homenagem a soldados soviéticos mortos na Segunda Guerra Mundial, para celebrar o chamado "Dia da Vitória Soviética", que marca a derrota dos nazistas na Alemanha. 

Os manifestantes, alguns com bandeiras da Ucrânia, gritavam "fascista" para Andreev e sua equipe, em protesto contra a guerra dos russos contra os ucranianos

Por conta do protesto, o embaixador não conseguiu deixar as coroas de flores nos túmulos dos soldados soviéticos mortos. Em entrevista à agência russa Tass, Andreev afirmou que ele e sua equipe não ficaram feridos e que resolveram não reagir para não "agravar a situação"

Assista à cena 

Reações 

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia repudiou o episódio e solicitou que a Polônia realize uma nova cerimônia para marcar o "Dia da Vitória" e garanta "proteção completa contra quaisquer provocações". 

Já o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau, disse em entrevista que "o incidente não deveria ter acontecido" e classificou o episódio como "lamentável".