MENTIRA FATAL

Fake news sobre “ladrão de crianças” faz turista ser linchado e queimado vivo

Áudios sem origem com terror psicológico levaram população de pequena cidade a capturar, espancar e incinerar vivo um advogado de 31 anos que apenas passeava pelo local. Multidão impediu atendimento por parte de socorristas

Daniel Picazo, morto após fake news..Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

A disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, mais uma vez chegou ao seu ponto máximo de devastação e causou a morte de um homem de 31 em Papatlazolco, no Estado de Puebla, no México. Daniel Picazo, que era advogado, passeava pela pequena vila na última sexta-feira (10), como turista, quando um áudio sem origem e distribuído pelo WhatsApp dava conta de que um homem forasteiro estava no povoado raptando crianças. A narrativa fantasiosa dizia que um menino teria sido vítima de uma tentativa de rapto e dava a descrição genérica de quem seria o autor do suposto crime.

Os habitantes da pequenina Papatlazolco, furiosos com o áudio falso e sedentos por vingança, encontraram Picazo andando pelas ruas antigas da cidadela e o capturaram. Mesmo diante das negativas e explicações, os populares espancaram violentamente o homem e depois atearam fogo nele ainda vivo. Aqueles que mantinham um pingo de lucidez e tentaram salvá-lo, sem sucesso, ainda chamaram o serviço de resgate e a polícia, que não conseguiram chegar ao local, impedidos pela multidão ensandecida.

“Descobrir como tiraram sua vida me causa a maior repulsa pelas pessoas que injustamente fizeram isso sem saber que você era um profissional, um amante das viagens e da vida, com um futuro brilhante. Voe alto meu Dany, confio que Deus fará justiça a todas aquelas pessoas que cortaram suas asas”, escreveu uma irmã da vítima nas redes sociais.

Segundo o diário mexicano El Universal, a polícia tenta agora identificar os autores do áudio mentiroso e os assassinos que espancaram e queimaram Picazo vivo.