SALVAR OU NÃO SALVAR?

VÍDEO – Moça "salva" rato e abre discussão: até onde vai a proteção aos animais?

Imagens geraram uma infindável discussão nas redes: a vida deve ser preservada sempre, mas e no caso de um ser que é nocivo à saúde humana? Confira o resgate “polêmico”

Jovem mexicana salva rato preso em grade de bueiro..Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Um vídeo gravado na cidade de Guadalajara, no México, viralizou nas redes e abriu uma discussão sem fim sobre um assunto complexo: até onde vai a proteção aos animais? Uma jovem não identificada, debaixo de uma chuva torrencial, resolve fazer uma “boa ação” e salvar a vida de um rato que estava entalado na grade de um bueiro, onde provavelmente morreria afogado assim que o nível da água subisse.

Nas imagens, a moça aparece de cócoras tentando tirar o animal, que é um conhecido transmissor de doenças graves, como a leptospirose, e tratado como uma verdadeira praga por especialistas em saúde pública, com uma vara de madeira. Como ela não tem sucesso na empreitada, resolve literalmente "colocar a mão na massa”, ou melhor, no rato, e retirá-lo do perigo.

O bicho parece não ter ficado muito assustado e assim que foi soltou manteve-se perto de sua salvadora, até que ele resolve pegar uma “carona” no pedaço de madeira usado em seu socorro e é levado para longe.

Embora a resposta para pergunta sobre até onde vai o dever de proteger a vida dos animais, a discussão se desenrolou internet afora, mesmo sendo de conhecimento público que esses roedores são altamente deletérios à saúde das pessoas.

Veja o vídeo: