FAST FOOD

Big Mac ganha novo nome na Rússia e é vendido como Bolshoi Burger

Após o exército russo invadir a Ucrânia, a rede de fast food anunciou o fim de suas operações no país; boa parte das lojas foram compradas por franqueados

Big Mac ganha novo nome na Rússia e é vendido como Bolshoi Burger.Créditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

Com a invasão da Ucrânia pelo exército russo, a rede de fast food McDonald’s encerrou as suas operações na Rússia vendeu a maior parte de seus 850 restaurantes para um de seus licenciados locais em maio. 

As lojas foram reabertas, mas agora com outro nome: Vkusno & Tochka, ou "Delicioso e é isso". 

Apesar dos novos proprietários, novo nome e novo menu, alguns donos das lanchonetes resolveram manter o icônico e mais popular lanche do McDonald’s, o Big Mac no catálogo, mas com outro nome. 

Alguns franqueados resolveram manter o cardápio original da rede em seus restaurantes e com a marca McDonald's visível. 

Segundo informações da Reuters, o nome e o logo do McDonald's foi coberto com um tecido branco transparente em estações de trem em Moscou e em São Petersburgo. 

Além de manterem a marca e o catálogo original, alguns franqueados também mantiveram o lanche mais popular da rede, o Bic Mac, mas agora com outro nome "Bolshoi Burger" ou "Big Burger". 

A saída do McDonald's na Rússia remete aos anos 1990, quando a União Soviética deixou de existir e a primeira loja da rede foi aberta no país, o que marcou, simbolicamente, a transição do regime comunista para o capitalista.


Russos fazem fila pelo último McDonald's

 

Filas se formaram nos McDonald's da Rússia após a rede de fast-food anunciar que vai suspender suas atividades no país por tempo indeterminado. Com a decisão, a empresa, símbolo do capitalismo ocidental, se soma a inúmeras outras multinacionais que estão deixando o país governado por Vladimir Putin como resposta à guerra na Ucrânia. 

"O conflito na Ucrânia e a crise humanitária na Europa causaram sofrimento indescritível a pessoas inocentes. Nos juntamos ao mundo condenando a agressão e a violência e orando pela paz (...) Nossos valores significam que não podemos ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia", diz comunicado da empresa difundido aos funcionários.