GLOBAL

Lula critica extradição de Assange aos EUA: "Qual crime ele cometeu?"

Reino Unido aprovou a extradição do criador do WikiLeaks para os EUA

Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

Durante encontro com representantes da Cultura em Maceió (AL), nesta sexta-feira (17), o ex-presidente Lula (PT) condenou a decisão do governo do Reino Unido de extraditar o jornalista Julian Assange, criador do WikiLeaks, para os Estados Unidos.

""Nós, que estamos falando de democracia, precisamos perguntar: qual crime o Assange cometeu? É o crime de falar a verdade. Mostrar que os Estados Unidos da América do Norte, através de seu Departamento de Comunicação, estava grampeando muitos países do mundo, inclusive a presidenta Dilma Rousseff", disse Lula.

"Ele denunciou as falcatruas feitas no país mais importantes do planeta. Esse cidadão deveria receber o Prêmio Nobel porque denunciou um país violando outo país. Se ele for extraditado, é um fim trágico", completou.

Reino Unido aprova extradição de Assange

 A decisão do governo conservador de Boris Johnson vem dois meses após a justiça britânica formalizar a autorização ao procedimento. Em março, a Suprema Corte do Reino Unido negou ao jornalista o direito de apelar da decisão da extradição. Assange havia conseguido a anulação do processo, mas os EUA conseguiram reverter em tribunais superiores.

Jornalistas e organizações de direitos humanos repudiaram a medida. "Permitir que Julian Assange seja extraditado para os EUA o colocaria em grande risco e enviaria uma mensagem assustadora aos jornalistas de todo o mundo", disse a Anistia Internacional em nota.

A Anistia Internacional disse estar extremamente preocupada com a situação que Assange pode enfrentar no Estados Unidos, com "um alto risco de confinamento solitário prolongado, o que violaria a proibição de tortura ou outros maus-tratos". "As garantias diplomáticas fornecidas pelos EUA de que Assange não será mantido em confinamento solitário não podem ser tomadas pelo valor de face, dada a história anterior. Apelamos ao Reino Unido para que se abstenha de extraditar Julian Assange, para que os EUA retirem as acusações e para que Assange seja libertado", diz ainda.