DIREITO AO CORPO

Retrocesso: Suprema Corte dos EUA derruba direito ao aborto

A partir de agora, o acesso ao aborto seguro e legal ficará a cargo dos governos estaduais; Congresso pode reverter decisão

Retrocesso: Suprema Corte dos EUA derruba direito ao aborto.
Escrito en GLOBAL el

A Suprema Corte dos EUA derrubou a decisão do julgamento Roe V. Wade que garantia o direito ao aborto em nível federal. A decisão foi apresentada na manhã desta sexta-feira (24). 

Segundo informações da CNN, a decisão da Suprema Corte significa um retrocesso em décadas e afetará de maneira negativa as políticas de saúde reprodutiva nos EUA. 

A partir de agora, o direito ao aborto será determinado pelos governos estaduais. Tal cenário pode ser revertido se o Congresso aprovar uma lei que garanta o acesso à interrupção da gravidez. 

Quase metade dos estados já possuem leis que proíbem o aborto, enquanto outra parcela promulgou normas que dificultam o acesso ao aborto seguro.

 

Congresso pode reverter decisão 

 

A chamada Lei de Proteção à Saúde das Mulheres foi aprovada pela Câmara dos Representantes e garante aos profissionais de saúde o direito de realizar o aborto e às pacientes o direito de usufruí-los. Porém, no Senado os Republicanos travaram a discussão e se recusam a votar o projeto. 

Recente pesquisa feito pelo Morning Consult revelou que 53% dos estadunidenses são contrários à revogação do precedente aberto pelo caso Roe Vs. Wade e 58% afirmaram que pretendem votar em um candidato a favor do aborto. 
 

Temas