BARBÁRIE

EUA: O que se sabe sobre o caminhão encontrado com 50 pessoas dentro

Veículo estava abandonado numa estrada próxima de San Antonio e passou o dia debaixo de 40°C. Outras 16 vítimas foram resgatadas com vida e levadas a hospitais da região

EUA: O que se sabe sobre o caminhão encontrado com 50 pessoas dentro.
Escrito en GLOBAL el

Uma carreta de grande porte foi abandonada numa rodovia próxima da cidade de San Antonio, no Texas, nos EUA, com 46 pessoas mortas e outras 16 em condições críticas, que foram transportadas para hospitais da região. 

As autoridades norte-americanas afirmam que o grupo era formado por imigrantes ilegais que teriam origem latina e o local onde o veículo pesado foi deixado teria enfrentado um calor de 40°C na tarde desta segunda-feira (27).

O caminhão estava estacionado perto da Base Aérea de Lackland, no cruzamento das vias Cassin Drive e Quintana Road. Embora a carreta fosse de um modelo refrigerado, os policiais não encontraram qualquer indício de que o sistema estivesse funcionando e os sobrevivente apresentavam sintomas de desidratação e de reação ao calor extremo. 

Três pessoas estão detidas por relação com o episódio, informa a imprensa texana, mas até agora não foi revelado se elas teriam responsabilidade pelas mortes.

 

O que se sabe até agora: 

 

-  O Caminhão localizado por volta das 18h do horário local, após uma chamada. Segundo depoimento de um agente do Corpo de Bombeiros, ao abrir o veículo encontraram "pilhas de corpos" e sem sinal de água no veículo. 


- O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (Ice) assumiu o caso. Por hora, a principal linha de investigação trabalha com a hipótese de tráfico humano. 

 

- Três pessoas já foram presas suspeita de terem participação e/ou conexão com o caminhão. 


- Segundo a presidência do México, até este momento foram identificados 22 mortos de origem mexicana, sete da Guatemala e dois de Honduras. 
 

- 19 pessoas estão, até esse momento, sem identificação. 


- Segundo o depoimento de moradores da região onde o caminhão foi encontrado, o local e um "ponto de desembarque" para imigrantes. 
 

- O Sul do Texas é uma região com aumento do número de imigrantes tentam realizar a travessia para os EUA.
 

- Os grupos viajam em veículos até os postos de controle de San Antonio, a cidade mais próxima. 
 

- Em 2017, dez imigrantes morreram depois de ficarem presos dentro de um caminhão estacionado em um supermercado em San Antonio. 


- Ron Nirenberg, prefeito de San Antonio, afiram que 46 pessoas morreram e que, provavelmente, eram famílias que tentavam fazer a travessia.  "Isso não é nada menos que uma terrível tragédia humana", disse Nirenberg. 
 

- O governador do Texas, Greg Abbott, culpou o presidente Joe Biden pelo caso. "Essas mortes estão na conta de Biden. Elas são o resultado de suas políticas mortais de fronteira aberta", escreveu no Twitter.