IMIGRANTES

O que se sabe até agora sobre o caminhão com 51 corpos abandonado no Texas

Veículo de fato atuava no transporte de imigrantes ilegais e 20 vítimas ainda não tiveram suas nacionalidades confirmadas. Duas pessoas foram presas por ligação com o macabro episódio

Caminhão abandonado que matou 51 imigrantes de calor no Texas..Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

As autoridades dos EUA seguem investigando o trágico e macabro caso do caminhão que foi abandonado nas proximidades da área urbana de San Antonio, no Texas, com 51 pessoas mortas dentro, além de quase duas dezenas de sobreviventes em situação crítica. O que se desconfiava desde a descoberta do veículo se confirmou: a carreta leva imigrantes latinos ilegais.

De acordo com a Agência de Segurança Interna dos EUA, o episódio está relacionado com a máfia que opera naquela região, que fica a menos de 100 km da fronteira com o México, que opera um sistema ilegal e criminoso de entrada de estrangeiros no país, em busca de uma vida melhor.

O Ministério de Relações Exteriores do México informou que, dos 51 mortos, 22 são cidadãos mexicanos, sete são da Guatemala e dois de Honduras. Há ainda outros 20 mortos que não tiveram suas nacionalidades descobertas pelos investigadores.

William P. McManus, chefe do Departamento de Polícia de San Antonio contou à imprensa nesta terça-feira (28) que os sobreviventes tinham os corpos muito quentes e que no hospital os médicos informaram que eles sofriam de insolação e desidratação severas, o que possivelmente causou a morte dos demais. O caminhão ficou estacionado na área aberta durante toda a tarde de segunda-feira (27), sob o sol e numa temperatura que atingiu os 40°C.

A detenção de duas pessoas por estarem possivelmente ligados ao trágico acontecimento também foi confirmada por McManus, embora ela não tenha confirmado a participação delas no caso, nem revelado suas identidades e nacionalidades.

Charles Hood, que comanda os Bombeiros de San Antonio, informou aos meios de comunicação que havia crianças dentro do caminhão, mas que nenhuma delas morreu. No entanto, entre as vítimas fatiais estariam vários menores de idade, que segundo ele seriam adolescentes.

Os sobreviventes, muitos em estado crítico absoluto, até entubados, estão em três hospitais da região sendo tratados pelos médicos, o Texas Vista Medical Center, o Hospital Metodista Metropolitano e o Hospital Universitário de San Antonio.