PEDRO CASTILLO

Peru: Pedro Castillo é abandonado por partido enquanto destituição avança

O Peru Livre pediu a desfiliação do presidente Castillo, que está há menos de 1 ano na presidência

Pedro Castillo teve que pedir desfiliação do Peru Livre.Créditos: Presidência do Peru
Escrito en GLOBAL el

O presidente do Peru, Pedro Castillo, teve que se desfiliar do seu partido, o Peru Livre, nesta quinta-feira (30) após a legenda romper com o governo. Sem a base do PL, Castillo fica mais frágil no Congresso Nacional. Isso acontece em meio ao avanço de uma investigação comandada por partidos conservadores no parlamento sobre supostos crimes de corrupção no governo - uma questão que não é competência do Congresso.

Na terça-feira (28), o Peru Livre emitiu um comunicado ao presidente solicitando que ele encaminhasse a desfiliação da legenda para evitar a abertura de um procedimento interno contra ele. Nesta quinta, Castillo atendeu ao chamado. 

"Hoje apresentei ao Juizado Nacional Eleitoral minha renúncia irrevogável ao partido político Peru Libre. Tal decisão se deve à minha responsabilidade como presidente de 33 milhões de peruanos. Respeito o partido e suas bases construídas na campanha", disse em publicação feita no Twitter.

A decisão foi anunciada no mesmo dia em que a Comissão de Fiscalização do Congresso aprovou, por maioria, uma recomendação em favor de uma acusação constitucional contra Castillo por supostamente liderar organização criminosa para praticar crimes de corrupção no governo - que tem menos de 1 ano.

O governo afirma que a investigação conduzida por congressistas é ilegal e caberia exclusivamente ao Ministério Público e à Defensoria Pública. Eles alegam ainda que o que foi juntado pela comissão não implicaria em destituição.

O Peru Livre, que conta com 16 congressistas, afirma que não deve votar a favor de um pedido de destituição de Castillo no momento. Nesta quinta, no entanto, o PL votou a favor da derrubada do ministro do interior, Dimitri Senmache. Isso indica que Castillo não pode ter a garantia do apoio da legenda contra um possível processo de impeachment.

Diante das confusões internas, o Peru Livre já perdeu mais da metade dos 37 deputados que assumiram em 2021, quando possuía a maior bancada parlamentar. Os blocos Peru Democrático, Concertação Nacional e Peru Bicentenário - todos alinhados com Castillo - estão entre os que receberam os ex-PL.