SPAM

Elon Musk acusa Twitter de esconder dados e ameaça desfazer acordo de compra

O impasse entre o empresário e os atuais responsáveis pela rede social já dura quase um mês, quando as negociações para a venda foram suspensas

Elon Musk acusa Twitter de esconder dados e ameaça desfazer acordo de compra.Créditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

O empresário Elon Musk declarou nesta segunda-feira (06) que pode desistir de vez do acordo de compra do Twitter, avaliado em US$ 44 bilhões (R$ 210,9 bilhões). Musk acusa a empresa de não querer fornecer dados solicitados sobre spam e contas falas. 

Em carta enviada ao Twitter, o fundador da montadora de carros Tesla afirmou que a atitude da empresa é uma "clara violação material" de suas obrigações e que isso lhe dá o direito de rescindir o acordo de compra. 

"Elon Musk acredita que o Twitter está se recusando de forma transparente a cumprir suas obrigações sob o acordo de fusão, o que está causando mais suspeitas de que a empresa está retendo os dados solicitados", diz a carta. 

O impasse entre Musk e o Twitter se arrasta há mais de um mês, quando ele suspendeu as negociações. A alegação do empresário é que os registros públicos do Twitter de que as contas de spam representam menos 5% está errada, segundo o dono da Tesla que acredita que a real porcentagem deve ser em torno de 20%. 

Para Elon Musk, as metodologias de teste do Twitter "são negligentes". "Musk tem claramente direito aos dados solicitados para permitir que ele se prepare para a transição dos negócios no Twitter para sua propriedade e para facilitar o financiamento da transação", diz o texto assinado pelos advogados de Musk. 

 

Elon Musk suspende compra do Twitter 

 

O bilionário e dono da Tesla, Elon Musk, anunciou nesta no começo de maio que suspendeu temporariamente o acordo de compra do Twitter. Por conta disso, as ações da empresa desabaram em Wall Street. 

De acordo com Musk, a consagração da compra depende da confirmação de que o número de usuários com contas de spam ou falsas na rede está abaixo de 5%. O empresário utilizou como base para a sua decisão uma reportagem da Reuters.

Segundo reportagem da Reuters, o Twitter estima que menos de 5% de sua base de usuários é formada por contas falsas ou voltadas para publicar spam. A plataforma estima que tenha 229 milhões de usuários ativos. 

No entanto, logo após o anúncio da venda para Musk, a rede relatou um crescimento incomum no número de seguidores de vários perfis, principalmente de políticos e personalidades ligados à direita do Brasil. 

Por causa do crescimento incomum do número de seguidores de perfis de direita, Musk suspendeu o acordo de compra para que seja feita uma nova checagem e que esta confirme que a porcentagem de perfis falsos está abaixo de 5%. 

À imprensa, Elon Musk revelou que um dos seus objetivos ao comprar a plataforma é reduzir o número de contas falsas ou perfis de spam.