GABRIEL BORIC

Boric faz cobrança a Bolsonaro na Cúpula das Américas

O presidente do chile disse que conversaria com o brasileiro, mas não há encontro previsto na agenda

Escrito en GLOBAL el

O presidente do Chile, Gabriel Boric, fez uma cobrança ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (8) durante a Cúpula das Américas, realizada nos Estados Unidos. O mandatário chileno reclamou que o brasileiro ainda não aceitou sua indicação para a Embaixada de Brasília.

"Apresentamos o agrément e esperamos resposta por parte da Chancelaria brasileira, é o que corresponde. Se conversarmos, será um dos temas a serem tratados", afirmou Boric a veículos de comunicação chilenos durante o evento. O Chile aguarda a aceitação do sociólogo Sebastián Depolo, integrante da Frente Ampla (partido de Boric), para o posto de embaixador.

"Mas respeito a soberania do povo brasileiro e, como chefe de Estado, se tivermos a chance de conversarmos, não terei dúvida em fazê-lo", completou.

Apesar de a disposição de Boric, não há uma conversa bilateral com Bolsonaro prevista na agenda oficial dos presidentes.

Bolsonaro tem encontro marcado com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na quinta-feira (9). Essa foi uma das exigências do mandatário para participar da cúpula. O evento está marcado pela exclusão de Venezuela, Cuba e Nicarágua e pelo boicote dos presidentes de México, Bolívia e Honduras. Boric foi um dos chefes de Estado que criticou a exclusão.