FUERA BOLSONARO

VÍDEO: Ativistas protestam contra Bolsonaro nos EUA diante da Cúpula das Américas

Críticas à política ambiental de Bolsonaro, às ameaças à democracia e à inércia do governo brasileiro diante do desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira foram expostas nos telões circulam por Los Angeles desde que o presidente chegou na cidade

Escrito en GLOBAL el

Desde terça-feira (7), circulam pela cidade de Los Angeles mensagens contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) diante da presença do mandatário na Cúpula das Américas, evento realizado na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA). Provocações ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela reunião que manterá com Bolsonaro e protestos contra o desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira estão entre as mensagens disseminadas pelos ativistas.

Os carros com telões têm rodado pela cidade estadunidense trazendo frases críticas contra o presidente, como "Fuera Bolsonaro", "Não acreditem em Bolsonaro" (em inglês), "Mentiroso na cidade" (em inglês), "Bolsonaro está destruindo a Amazônia" (em inglês) e "Democracia ou Bolsonaro" (em inglês). 

Joe Biden também é alvo dos manifestantes por ter aceitado se reunir com Bolsonaro diante das ameaças à democracia que o brasileiro tem promovido. O encontro, realizado nesta quinta, foi uma das exigências do governo brasileiro para comparecer ao evento, que está marcado pela exclusão de Venezuela, Cuba e Nicarágua e pelo boicote de México, Bolívia e Honduras em razão disso.

Outra mensagem que aparece nos telões diz respeito ao desaparecimento de Dom Philips e Bruno Pereira. "Ameaçados e agora desaparecidos. Onde estão Dom e Bruno? Dom Philips e Bruno Pereira receberam ameaças em razão de seu trabalho para proteger a Amazônia", cobram os ativistas.

O protesto foi organizado pelo United States Network for Democracy in Brazil (USNDB), grupo formado for ativistas e acadêmicos americanos e brasileiros.

"Ao ir à Los Angeles para a Cúpula das Americas, Jair Bolsonaro leva consigo sua péssima reputação ambiental, seu desprezo pelas instituições democráticas, as violações aos direitos humanos do seu governo e a sua omissão nas buscas por Dom Phillips e Bruno Pereira. Nossa intenção é lembrar aos americanos e ao presidente Joe Biden que tipo de líder eles estão prestigiando ao conceder a ele uma reunião bilateral”, disse um dos organizadores do ato.

"É um erro confiar em qualquer tipo de compromisso que ele venha a assumir nesse encontro. Como Dom e Bruno denunciaram, queremos chamar a atenção da comunidade internacional de que Bolsonaro é responsável pela destruição acelerada da Amazônia e pela fragilização da democracia no Brasil", completou.

Confira vídeos dos telões circulando por Los Angeles: