BIRRA

Bolsonaro cancela encontro com presidente de Portugal, que mantém agenda com Lula

Presidente brasileiro teria se irritado com o fato de que o mandatário português agendou reunião com Lula um dia antes do encontro no Palácio do Planalto

Marcelo Rebelo de Sousa e Lula.Créditos: Divulgação/PT
Escrito en GLOBAL el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou a reunião que tem marcada para a próxima segunda-feira (4) em Brasília com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. A mídia portuguesa informa que Bolsonaro teria se irritado com o fato de o mandatário europeu ter reunião marcada, antes do encontro com ele, com o ex-presidente Lula (PT) em São Paulo, no domingo (3). 

Segundo Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo, o presidente brasileiro já teria mandado cancelar a reunião com Rebelo e a cerimônia que havia sido preparada pelo Itamaraty. Já o portal R7 diz que "fontes próximas" ao governo informam que representantes diplomáticos de ambos os países ainda tentam contornar a situação. 

Rebelo embarcou para o Brasil nesta sexta-feira (1) e chegará ao país no sábado (2). Ele terá encontros com Lula e Michel Temer (MDB) no domingo (2) e participará da Bienal do Livro na capital paulista, passando ainda pelo Rio de Janeiro. A ideia do mandatário português seria chegar em Brasília para encontrar Bolsonaro na segunda-feira (4), agenda que agora está ameaçada

Encontro constrangedor em 2021 

Em agosto de 2021, Bolsonaro protagonizou uma cena constrangedora ao receber Marcelo Rebelo de Sousa no Brasil.

Durante todo o cerimonial de recepção do presidente português, o chefe do Executivo brasileiro, bem como seus ministros e assessores, permaneceram sem máscara de proteção, contrastando com a postura da comitiva de Portugal: tanto mandatário europeu quanto sua equipe usavam o acessório. À época, a pandemia do coronavírus estava em um de seus mais altos picos de mortes e internações. 

Dias antes, o português havia se reunido com Lula. “Diálogo fraterno com o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou hoje no Brasil para participar da inauguração do Museu da Língua Portuguesa. Conversamos muito sobre as relações Brasil-Portugal e União Europeia. Um agradável encontro”, escreveu o petista em seu Twitter ao divulgar a reunião.