REUNIÃO

Lula e presidente de Portugal conversam por 1h30 sobre temas globais; Bolsonaro é ignorado

Na pauta do encontro entre Lula e Marcelo Rebelo, a situação política na Europa, América Latina e guerra na Ucrânia; Bolsonaro, que cancelou almoço com mandatário por birra, já não está nos planos do português

Marcelo Rebelo de Sousa e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, teve uma conversa de uma hora e meia com o ex-presidente Lula (PT) em São Paulo, neste domingo (3). 

No encontro, realizado na residência oficial do cônsul-geral do país europeu na capital paulista, Rebelo de Sousa e Lula trataram sobre temas globais, entre eles a situação política na América Latina, na Europa e guerra na Ucrânia

A jornalistas após a reunião, o mandatário português afirmou que em nenhum momento da conversa Jair Bolsonaro (PL) foi citado. O presidente brasileiro havia convidado Rebelo de Sousa para um almoço em Brasília na segunda-feira (4), mas cancelou após ficar sabendo que o líder luso se reuniria com Lula

Segundo o presidente de Portugal, seus planos iniciais não incluíam a visita a Jair Bolsonaro - estavam em sua agenda apenas encontros com Lula, Michel Temer (MDB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e ida à Bienal do Livro em São Paulo. O presidente brasileiro, no entanto, o convidou e depois desconvidou para o almoço. Agora, Rebelo de Sousa pretende manter os planos iniciais e afirmou que só vai até Brasília se Bolsonaro enviar um novo convite por escrito ainda na tarde deste domingo (3). 

"Houve um convite escrito, aceitei por escrito. Na medida em que não aparece uma confirmação escrita, isso quer dizer que vou ficar no programa original. Se até ao começo da tarde não houver confirmação por escrito, fico por São Paulo“, declarou o português. 

“O programa está a caminhar exatamente como estava previsto. Está visto que o plano A é sempre preferível ao plano B”, prosseguiu Rebelo de Sousa. 

Bolsonaro faz birra; Rebelo minimiza 

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, demonstrou indiferença com relação ao fato de Jair Bolsonaro ter desmarcado o encontro que ambos tinham marcado em Brasília na segunda-feira (4). O mandatário português ficou sabendo da decisão de Bolsonaro durante seu embarque ao Brasil na noite de sexta-feira (1). 

"Quem convida pra almoçar é que decide se quer almoçar ou não. Se o presidente da República Federativa do Brasil entende que não pode, não quer, não é oportuno, que não entra na sua programação… Eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal...", disse Sousa a jornalistas. 

"Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. Se não é possível, ninguém morre", prosseguiu. 

O motivo: Lula 

O presidente Jair Bolsonaro cancelou a reunião que tinha marcada para a próxima segunda-feira (4) em Brasília com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. A mídia portuguesa informa que Bolsonaro teria se irritado com o fato de o mandatário europeu ter reunião marcada, antes do encontro com ele, com o ex-presidente Lula (PT) em São Paulo, no domingo (3).