NÃO AO RACISMO

Presidente de Portugal condena racismo sofrido por filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso

Em nota, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que condutas racistas e xenófobas são condenáveis, intoleráveis, devem ser punidas e não representam a sociedade portuguesa

Filhos de Giovanna Ewbank são vítimas de racismo e atriz reage: "racista nojenta".Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Após episódio de racismo sofrido pelos filhos do casal Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso em um clube de praia no litoral português, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa publicou uma nota na manhã desta segunda-feira (1) afirmando que condutas racistas e xenófobas são “intoleráveis” e não condizem com uma sociedade democrática.

“Qualquer comportamento racista ou xenófobo é condenável e intolerável, e deve ser devidamente punido, seja qual for a vítima”, afirmou o presidente na nota publicada no site oficial da presidência portuguesa.

No texto, Marcelo Rebelo de Sousa reconhece a existência de setores racistas e xenófobos no país, e diz que os mesmos não representam o conjunto dos portugueses. “O comportamento da sociedade portuguesa é, em regra, respeitador dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. O mesmo se dirá, especificamente, quanto às comunidades dos países irmãos de língua portuguesa, que têm vindo a aumentar a sua presença entre nós e são motivo de gratidão e de orgulho para Portugal”, declarou.

O mandatário ainda reiterou que a sociedade portuguesa é constituída por pessoas das mais variadas origens e que não há “portugueses puros”. “Somos todos descendentes de culturas, civilizações e origens muito diversas. Somos todos transmigrantes, todos temos familiares e amigos que vivem ou viveram fora do quadro geográfico físico de um país; tal como tantos que aqui encontram uma melhor vida. E todos somos Portugal”, concluiu a nota.

Rebelo de Sousa não citou nominalmente os atores brasileiros na nota, ou o caso em que acabaram envolvidos no Clássico Beach Club, em Costa da Caparica. No entanto, em entrevista para o jornal O Globo, publicada também nessa segunda, comentou o caso e reafirmou as palavras da nota oficial. “Isso [respeitar as diferenças e a dignidade humana] é o básico em uma democracia”.

O presidente ainda elogiou a atitude do ator Bruno Gagliasso, que chamou a polícia para atender a ocorrência. A mulher, autora das ofensas raciais, foi detida e logo liberada. Se o casal brasileiro abrir uma queixa-crime, ela será investigada. O casal afirmou, também em nota, que formalizará a queixa.