NEOFASCISMO

Emerson Fittipaldi disputa eleição para Senado na Itália por partido de extrema direita

Ex-piloto bicampeão de Fórmula 1 informou a um jornal italiano que conta com o apoio de Jair Bolsonaro em sua candidatura

Fittipaldi e Bolsonaro.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en GLOBAL el

O bolsonarista Emerson Fittipaldi, ex-piloto e bicampeão de Fórmula 1, aos 76 anos, anunciou que vai disputar a eleição para o Senado na Itália, pelo partido de extrema direita Fratelli d´Italia. As informações foram veiculadas no jornal italiano Il Giornale.

Uma emenda constitucional, aprovada em 2006, permite que seis vagas do Senado sejam reservadas para italianos que residam fora do país. Fittipaldi é neto de imigrantes do país.

O Il Giornale informou, ainda, que a decisão do ex-piloto foi tomada depois que ele manteve uma conversa com a presidente do Fratelli d'Italia, Giorgia Meloni. Neofascista, ela é a favorita para chefiar o governo italiano.

Fittipaldi declarou ao jornal italiano que sua candidatura conta com o apoio de Jair Bolsonro (PL).

“Estou muito feliz por concorrer ao Senado italiano nas eleições de 25 de setembro. Já coloquei no papel várias propostas e todas elas visam promover ações relacionadas aos brasileiros que têm fortes laços com as terras, a cultura e o esporte italianos. Espero ter o apoio dos eleitores do Brasil e da América Latina, mas também dos que moram na Itália e dos italianos que sempre foram meus apoiadores”, afirmou.

Ex-piloto concorre com outro brasileiro: o ex-ministro Andrea Matarazzo

Fittipaldi também defende acordos de reciprocidade entre Brasil e Itália para a validação automática de diplomas e para profissões como advogados e jornalistas de ítalo-brasileiros, segundo O Globo.

O ex-piloto não é o único brasileiro na disputa por uma vaga no Senado italiano. O ex-ministro e embaixador Andrea Matarazzo também participa das eleições.