MEMÓRIA

Relógio de Hitler é leiloado e líderes judeus acham iniciativa “abominável”; saiba o valor

O objeto em ouro é caracterizado pela presença das iniciais AH (Adolf Hitler) e pelo desenho de uma suástica

Segundo a casa de leilões, o relógio foi um presente de aniversário ofertado a Hitler em 1933.Créditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

O leilão de um relógio promovido pela Alexander Historical Auctions, uma casa especializada que se localiza em Maryland, região nordeste dos Estados Unidos, causou enorme polêmica. Trata-se do relógio de pulso que pertenceu ao ditador sanguinário nazista Adolf Hitler. O objeto foi arrematado por US$ 1,1 milhão.

Segundo a emissora estadunidense “ABC”, o relógio é caracterizado pela presença das iniciais “AH”, que se referem a Adolf Hitler, e pelo desenho de uma suástica. Não foi revelado o nome da pessoa que adquiriu o objeto.

Mais de 30 líderes judeus divulgaram uma carta aberta, na qual definiram o leilão como “abominável”. Além disso, todos os participantes do manifesto solicitaram que o item não fosse comercializado, de acordo com informações da Ansa.

A casa de leilões, por sua vez, destacou à imprensa da Alemanha que seu objetivo era, somente, preservar a história. Disse, ainda, que inúmeros itens comercializados anteriormente foram mantidos em coleções particulares ou doados a museus do Holocausto.

Uma avaliação feita pela Alexander Historical Auctions apontou que o relógio foi um presente de aniversário ofertado a Hitler em 1933, ano em que o ditador se tornou chanceler da Alemanha.

O objeto teria sido levado como lembrança quando soldados franceses invadiram o Berghof, casa-refúgio de Hitler, localizada em Obersalzberg, nos Alpes Bávaros, Alemanha.

A casa de leilões acredita que o relógio acabou sendo revendido algum tempo depois e passado por várias gerações.

Conheça detalhes do relógio

Conforme o site da casa de leilões, o relógio masculino é da década de 1930, tem 18 quilates (k), em ouro amarelo em 18k e moldura de ouro branco

Sobre o fundo de ouro amarelo aparece uma gravura policromada, laqueada em vermelho, branco e preto, apresentando uma suástica.

Abaixo, duas iniciais art déco “AH”, em preto. Quase todos os presentes dados a Adolf Hitler durante os anos do seu regime apresentavam as iniciais “AH”. A suástica está inclinada 45 graus para à direita e é cercada por três datas: “20-4-89, 30-1-33 e 5-3-33”.

A primeira indica a data de nascimento de Hitler; a segunda marca a data de sua nomeação como chanceler da Alemanha; a terceira celebra a data das eleições federais na Alemanha que permitiram a Hitler ganhar plenos poderes.