BRASIL NO MUNDO

Governador do Pará é convidado pelo Rei Charles III para recepção no Palácio de Buckingham

Helder Barbalho participará de evento sobre biodiversidade com o monarca e outras autoridades mundiais

Helder Barbalho se reunirá com o Rei Charles III.Créditos: Agência Pará/Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

O governador do Pará, Helder Barbalho, foi convidado pelo Rei Charles III, do Reino Unido, para uma recepção no Palácio de Buckingham, em Londres, na próxima sexta-feira (17). O anúncio foi feito pelo próprio mandatário estadual nesta segunda-feira (13) através das redes sociais. 

Aliado do presidente Lula, o chefe do Executivo paraense participará de um evento em apoio à ação global sobre biodiversidade. "A Amazônia é a região com a maior biodiversidade do planeta, e por isso, é central nesta discussão", escreveu Helder Barbalho ao divulgar uma foto do convite real. 

Em entrevista à GloboNews, o governador disse que seu encontro com o Rei Chales III "será uma importante oportunidade para mostrar aquilo que o Estado do Pará está fazendo, para mostrar que o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal estará absolutamente desafiado a este novo modelo para a nossa região". 

No evento, Barbalho deve se reunir, ainda, com Alok Sharma, que foi presidente da COP26, em Glasgow. A capital paraense, Belém, é candidata a sediar a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2025

Estado de emergência no Pará 

Helder Barbalho assinou na última terça-feira (7) um decreto que estabelece o Estado de emergência ambiental em 15 municípios paraenses.  

A medida assinada pelo governador vai possibilitar maior presença dos órgãos do Estado e fortalecer o rigor no combate a atos ilícitos ambientais em regiões identificadas como áreas críticas. O decreto tem duração de 180 dias.  

“A partir desse decreto, iremos poder reforçar as estratégias do sistema de segurança pública, como também da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade na fiscalização das áreas do Estado no combate às irregularidades ambientais, desmatamento, garimpo e todas as ilegalidades ambientais que estejam acontecendo”, disse o mandatário estadual. 

Assista à entrevista de Helder Barbalho ao Fórum Onze e Meia