EM BUSCA DA PAZ

Brasil e outros 140 países aprovam resolução da ONU que pede retirada de tropas da Rússia da Ucrânia

É a quarta vez que a Assembleia Geral trata do fim da guerra, que completa um ano nesta sexta-feira (24)

Créditos: Getty Images - AGE da ONU aprova texto que pede retirada imediata das tropas russas da Ucrânia
Escrito en GLOBAL el

Às vésperas de completar um ano da Guerra da Ucrânia, iniciada no dia 24 de fevereiro de 2022, pela quarta vez a Organização das Nações Unidas (ONU) pede o fim do conflito. Com a aprovação da resolução nesta quinta-feira (23) que pediu uma "paz abrangente, justa e duradoura" e mais uma vez exigiu que o governo de Vladimir Putin retire as tropas e pare de lutar, a Rússia ficou mais isolada.

O Brasil, que em outras votações sobre o conflito havia optado pela neutralidade, votou a favor da resolução. A reunião dos 193 estados-membro contou com 141 votos a favor, 7 contra e 33 abstenções ao texto. 

Os votos contrários foram do grupo que apoia Rússia no contexto da guerra, como Belarus, Síria e Coreia do Norte. O grupo que se absteve inclui China, Índia, e África do Sul - integrantes do Brics com o Brasil - e Irã.

A resolução aprovada pela ONU reafirma que não vai reconhecer anexações territoriais derivadas do uso da força e exige a imediata retirada das tropas russas. O texto reitera mais de uma vez o compromisso com a paz geral, justa e duradoura da Ucrânia e a integridade territorial da nação.

Um dos trechos exige o cumprimento do direito humanitário internacional, que regula situações de conflito armado, em relação ao tratamento dado a prisioneiros e população civil.

"Todos os membros devem rejeitar ameaças ou uso da força contra a integridade territorial e política de qualquer Estado em suas relações internacionais", afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres.