NOS EUA

O garoto de 21 anos que vazou informações ultrassecretas do Pentágono sobre a Ucrânia no Discord

Jack Teixeira foi preso nesta quinta-feira (13) depois de postar informações secretas da Guerra em servidor de Minecraft

Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en GLOBAL el

Imagine que você teve acesso a dados ultrassecretos sobre as movimentações do exército ucraniano na guerra contra a Rússia. Para quem você enviaria as informações? Para a imprensa? Para os russos? Ficaria calado? Ou postaria os documentos classificados em server de Minecraft no Discord?

O membro das Forças Aéreas dos EUA de 21 anos de idade Jack Teixeira, morador de Swansea, Massachusetts, escolheu a última opção. E hoje foi preso pelo Departamento de Justiça dos EUA pelo provável crime de traição à pátria e vazamento de informações secretas.

Jack Teixeira era apenas um membro de baixa patente da Guarda Nacional, mas acabou se tornando o pivô de um escândalo de segurança internacional. Nos documentos, estavam as próximas ações do exército ucraniano no teatro da guerra, alkém das reações do Pentágono à proposta de negociação de paz promovida pelo presidente Lula.

O jovem teria revelado os documentos no Discord, segundo informações do The New York Times, para ajudar seus amigos ucranianos. Contudo, agora ele pode enfrentar uma vida inteira na prisão.

“Continuaremos a investigar e revirar todas as rochas até encontrarmos a origem e a extensão desse vazamento”, prometeu o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, na terça-feira.

Jack era apelidado pelos amigos de O.G. no servidor do Discord, termo em inglês que se refere a 'original gangster'. Os contatados não sabiam qual era o nome dele.

A mãe de Teixeira, Dawn, confirmou a prisão do filho e que ele era membro das Forças Armadas dos Estados Unidos. Ele está sob custódio do Departamento na Justiça,