Imagine que você teve acesso a dados ultrassecretos sobre as movimentações do exército ucraniano na guerra contra a Rússia. Para quem você enviaria as informações? Para a imprensa? Para os russos? Ficaria calado? Ou postaria os documentos classificados em server de Minecraft no Discord?
O membro das Forças Aéreas dos EUA de 21 anos de idade Jack Teixeira, morador de Swansea, Massachusetts, escolheu a última opção. E hoje foi preso pelo Departamento de Justiça dos EUA pelo provável crime de traição à pátria e vazamento de informações secretas.
Te podría interesar
Jack Teixeira era apenas um membro de baixa patente da Guarda Nacional, mas acabou se tornando o pivô de um escândalo de segurança internacional. Nos documentos, estavam as próximas ações do exército ucraniano no teatro da guerra, alkém das reações do Pentágono à proposta de negociação de paz promovida pelo presidente Lula.
O jovem teria revelado os documentos no Discord, segundo informações do The New York Times, para ajudar seus amigos ucranianos. Contudo, agora ele pode enfrentar uma vida inteira na prisão.
Te podría interesar
“Continuaremos a investigar e revirar todas as rochas até encontrarmos a origem e a extensão desse vazamento”, prometeu o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, na terça-feira.
Jack era apelidado pelos amigos de O.G. no servidor do Discord, termo em inglês que se refere a 'original gangster'. Os contatados não sabiam qual era o nome dele.
A mãe de Teixeira, Dawn, confirmou a prisão do filho e que ele era membro das Forças Armadas dos Estados Unidos. Ele está sob custódio do Departamento na Justiça,