Neste domingo (10), o Serviço de Inteligência Externa da Rússia (SVR) afirmou que os Estados Unidos estão planejando a criação de um novo partido político na Ucrânia com inclinação pró-americana para substituir o grupo do atual presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a partir de 2025.
De acordo com as autoridades russas, as discussões já foram iniciadas entre ativistas financiados pelo Ocidente para a formação de um partido que defenda os interesses americanos na próxima campanha eleitoral ucraniana.
Te podría interesar
Vale lembrar que o mandato de Volodymyr Zelensky se encerrou oficialmente em maio deste ano, mas o presidente segue no poder devido à Lei Marcial instituída no país desde fevereiro de 2022.
Segundo o documento, os EUA estariam preparando o cenário para eleições presidenciais e parlamentares na Ucrânia em 2025, mesmo diante do conflito contínuo com a Rússia.
Te podría interesar
'Essa atividade americana demonstra que o discurso habitual dos EUA sobre a soberania da Ucrânia é apenas fachada. Na prática, o destino desse país e de suas lideranças continua sendo traçado nos altos escalões de Washington', declarou o SVR em comunicado.
Pesquisas de opinião conduzidas desde fevereiro de 2024 indicam que Zelensky está sendo duramente ameaçado por Valerii Zaluzhnyi, general de quatro estrelas e embaixador ucraniano no Reino Unido, perdendo para o militar em uma pesquisa Socis por uma margem de 17 pontos (41% a 23%) e empatando em 27% das intenções de voto em uma pesquisa KIIS.
Segundo os russos, a ideia dos EUA é utilizar a rede pró-Ocidente instaurada na Ucrânia desde o Euromaidan, em 2014, mobilizando fundos de 'democratização' e think tanks para apoiar a criação de condições favoráveis para a eleição de uma figura pró-Ocidente que não seja Volodymyr Zelensky.
De acordo com o SVR, esses recursos visam incentivar estruturas da sociedade civil ucraniana a promover a criação do novo partido, que, conforme o plano, deve obter 'amplo apoio público'