Cientistas na China descobriram um depósito de ouro “supergigante” na província de Hunan. O campo de ouro Wangu revelou mais de 40 veias com 330 toneladas de ouro identificadas até 2 mil metros de profundidade, e o total estimado pode chegar a 1.100 toneladas.
O valor estimado é avaliado em US$ 83 bilhões, possivelmente o maior do tipo ainda inexplorado. Em reais, estamos falando de R$ 483 bilhões na cotação atual ou 3% do PIB brasileiro em dólares.
Te podría interesar
O depósito apresenta alta qualidade, com até 138 g de ouro por tonelada de minério, superando a média global e contendo ouro visível em diferentes casos, afirma a Xinhua.
"Muitos núcleos de rocha perfurados mostraram ouro visível", disse Chen Rulin, especialista em prospecção de minério do Departamento Geológico de Hunan.
Te podría interesar
Modelos em 3D indicam um potencial ainda maior na área, com testes sugerindo a existência de novos depósitos de grande porte nas regiões próximas.
A descoberta, anunciada em 20 de novembro, deve influenciar o mercado global de ouro, que já registrou alta nos preços próxima aos recordes históricos.
O maior produtor de ouro do mundo é a China, com uma produção anual de aproximadamente 370 toneladas. Depois, seguem Austrália e Rússia, cada uma produzindo cerca de 310 toneladas métricas anualmente.