PALESTINA LIVRE

Dia Internacional de Solidariedade à Palestina: entenda a data e saiba mais sobre manifestações

Data de luta pela libertação do povo palestino será marcada por protestos contra o genocídio ao redor do mundo

Manifestantes pró-palestina na Casa BrancaCréditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en GLOBAL el

O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino é celebrado anualmente em 29 de novembro.

A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU em 1977, por meio da Resolução 32/40 B, que determinou sua observação a partir de 1978.

O dia 29 de novembro foi escolhido devido ao marco histórico da Resolução 181 da ONU, adotada nesta mesma data em 1947.

A Resolução 181 propôs a divisão da Palestina em dois, formulando a criação do estado de Israel. Apesar de criticada até hoje por ter validado a colonização sionista do território, a data ainda serve para relembrar a necessidade de criação de um estado palestino livre e independente.

"Em mais este 29 de Novembro, mais que expressar-se a solidariedade, devemos refletir criticamente quanto às responsabilidades da ONU, pois foi a irresponsabilidade de suas decisões ilegais e imorais para a Palestina que levaram à maior limpeza étnica da história e ao maior extermínio de civis, mulheres e crianças de todos os tempos", afirma a Federação Árabe Palestina do Brasil em comunicado.

Haverá, neste sábado (30), um grande Ato Unificado em São Paulo, com concentração às 15h no MASP, na Avenida Paulista. A manifestação caminhará até a Praça Roosevelt.

"Todos nas ruas em solidariedade a luta do povo Palestino! Pelo fim de todas as relações diplomáticas, militares e econômicas com Israel! Que nenhum centavo e nenhuma gota de petróleo nosso alimente a máquina genocida do sionismo! Chega de Genocídio, chega de apartheid, chega de ocupação! Cessar fogo e Palestina livre do Rio ao Mar JÁ!", convoca a organização do evento.