ALIMENTAÇÃO

Efeito Lula: safra de grãos deve crescer mais de 8% em 2025 e ser a maior da história

Projeções da Conab enxergam a maior produção de grãos da história do Brasil no ciclo 2024-2025

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de lançamento do Plano Safra 2023/2024. Palácio do Planalto, Brasília - DF.Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en GLOBAL el

A safra 2024/25 deve atingir recorde histórico com 322,4 milhões de toneladas, um aumento de 8,2% (24,5 milhões de toneladas) em relação ao ciclo anterior, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse será o melhor resultado da história, segundo a entidade. 

A área semeada crescerá 1,45 milhão de hectares, totalizando 81,39 milhões de hectares, com destaque para a soja, cuja produção deve subir 12,5%, chegando a 166,21 milhões de toneladas.

“As chuvas ocorridas até o momento favorecem as lavouras nos principais estados produtores. Em alguns locais tivemos curtos períodos de falta de chuva, mas não o suficiente para influenciar na estimativa de um novo recorde na produção brasileira de grãos”, destaca o presidente da Companhia, Edegar Pretto.

O arroz terá crescimento de 9,8% na área plantada, com produção estimada em 12,1 milhões de toneladas, impulsionada por maior cultivo tanto de sequeiro quanto irrigado.

A produção de feijão deve aumentar 3,5%, alcançando 3,36 milhões de toneladas, enquanto o milho terá um crescimento de 3,4%, totalizando 119,63 milhões de toneladas.

O algodão terá alta de 3% na área plantada, com produção de 3,69 milhões de toneladas de pluma, enquanto a colheita do trigo terá queda de 0,4%, afetada por redução de área e clima desfavorável na Região Sul.

O mercado de arroz registra queda de 13% nos preços internos, refletindo a expectativa de boa safra e maior exportação, que deve saltar de 1,3 milhão para 2 milhões de toneladas na safra 2024/25.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar