Um piloto espanhol perdeu a vida e outro português ficou ferido neste domingo (2) em um acidente envolvendo duas aeronaves durante o Beja Air Show, no sul de Portugal, a 180 quilômetros a sul de Lisboa. A colisão aconteceu por volta das 16h (horário local), durante uma apresentação acrobática que reunia seis aviões, segundo comunicado da Força Aérea Portuguesa (FAP).
A FAP confirmou à AFP que o piloto era de nacionalidade espanhola. Ele recebeu atendimento médico de urgência no local e foi posteriormente transferido para o hospital de Beja. "Recebeu atendimento de urgência" antes de ser "transferido ao hospital de Beja". A cidade conta com 25 mil habitantes no sul do país. A corporação não divulgou a gravidade dos ferimentos do piloto português.
Te podría interesar
Os dois aviões envolvidos na colisão durante o Beja Air Show 2024 pertenciam à patrulha acrobática "Yak Stars". A equipe, composta por pilotos experientes de Portugal e Espanha, utiliza aeronaves do modelo soviético Yakovlev Yak-52 em suas apresentações, de acordo com a força aérea.
Um vídeo publicado nas redes sociais registra o terrível momento da colisão entre dois aviões durante o Beja Air Show 2024, em Portugal. As imagens, que circulam pela internet, mostram seis aeronaves realizando acrobacias a baixa altitude, quando, de repente, duas delas se chocam violentamente. Veja o vídeo:
Te podría interesar
As duas aeronaves envolvidas no acidente tiveram destinos distintos, conforme apurado pela FAP. A primeira, infelizmente, se desviou do perímetro da Base Aérea Nº 11 em Beja, local do evento, e acabou caindo fora da área da base. Já a segunda aeronave, mesmo em meio à situação crítica, conseguiu manter o controle e realizar um pouso seguro na pista do aeroporto da Base Aérea Nº 11.
A patrulha acrobática "Yak Stars", conhecida como "a maior equipe acrobática civil do sul da Europa", participou do Beja Air Show 2024 ao lado de outros 30 grupos acrobáticos aéreos de países europeus.