FARSA?

Baba Vanga: as previsões erradas e os mistérios da popular vidente que virou febre

A clarividência da búlgara é rodeada de ceticismo e incosistências; o que há de verdade por trás da "Nostradamus dos Bálcãs"?

Baba VangaCréditos: Reprodução/Vanga Institute
Escrito en GLOBAL el

Nesta semana, as previsões de Baba Vanga voltaram à imprensa mundial. A vidente é frequentemente citada como a figura que teria acertado o dia da morte de Indira Gandhi, Josef Stalin, a vitória de Obama, o 11 de setembro e outras previsões. No entanto, existem também diversas previsões que ela errou.

Para 2024, Baba Vanga chegou a prever uma onda de ataques terroristas na Europa, uma crise econômica, ataques biológicos e uma tentativa de assassinato contra Vladimir Putin.

Em 2023, ela teria previsto uma grande explosão nuclear em uma usina, uma mudança na órbita da Terra, uma grande tempestade solar, uma arma biológica nas mãos de uma grande superpotência e o fim das gestações naturais. 

Anteriormente, Baba Vanga previu que a Terceira Guerra Mundial começaria em 2010, mas isso não aconteceu. O mundo não experimentou um conflito global dessa magnitude nos últimos anos.

Ela também alegadamente previu que Barack Obama, o 44º presidente dos EUA, seria o último mandatário de Washington após ser assassinado, o que também não ocorreu.

Mas para além das previsões erradas, existe um problema ainda mais profundo: Vanga realmente disse tudo isso?

O que há de verdade por trás desta história?

Baba Vanga nasceu Vangelia Pandeva Dimitrova em 31 de janeiro de 1911, em Strumica (então parte do Império Otomano, hoje Macedônia do Norte). Sua vida foi marcada por tragédias e mistérios, começando com seus primeiros anos de pobreza e perda. Aos 12 anos, um tornado supostamente a levantou no ar e a jogou em um campo próximo, resultando em ferimentos graves e na perda da visão devido à areia e poeira em seus olhos.

Ela faleceu em 1996 sem deixar nenhuma previsão escrita - afinal, era analfabeta - e todos os relatos sobre suas profecias são oriundos de terceiros. Isso é o que há de fato.

Não há um cânone sobre nenhuma de suas previsões, transformando as visões da mística búlgara em mera crendice popular. Além disso, como é notório em clarividentes como Nostradamus, a linguagem atribuída a Vanga é extremamente críptica e aberta para interpretações amplíssimas.

Existem pesquisas que consultaram vizinhos, pessoas próximas e crentes em Vanga, mas é difícil estabelecer qual é a acurácia destas previsões.

Um artigo do Washington Post de 2012 afirma que a origem de boa parte das previsões de Vanga são fóruns conspiracionistas russos. Falsas ou não, a realidade é que previsões não devem ser levadas tão a sério.

Profecias Canônicas

Existem algumas profecias mais canônicas de Vanga, como o contato da humanidade com civilizações extraterrestres em 2130, a destruição da Terra nos anos 3000 e o fim do mundo no ano de 5079 devido a um evento cósmico de proporções "inimagináveis". Acho que não estaremos vivos para poder provar se, de fato, a clarividente búlgara acertou algo de fato.

Temas