O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Santiago, capital do Chile, na noite deste domingo (4) para uma visita oficial de dois dias ao país vizinho.
A principal agenda de Lula será uma reunião privada com o presidente chileno Gabriel Boric no Palácio de La Moneda, nesta segunda-feira (5). A eleição na Venezuela, cujo resultado divulgado pelo órgão eleitoral local que deu a vitória ao atual presidente Nicolás Maduro vem sendo questionado por líderes internacionais, deve estar na pauta do encontro entre os mandatários brasileiros e chileno.
Te podría interesar
Boric não reconheceu a vitória de Maduro e, como reação, o presidente venezuelano expulsou o embaixador chileno de seu país. Lula, por sua vez, vem adotando uma postura de cautela e, até o momento, não endossou nenhuma versão - nem do governo Maduro e nem a da oposição -, e vem cobrando a apresentação das atas eleitorais.
Além da situação venezuelana, Lula e Boric conversarão, segundo o Itamaraty, sobre a parceria econômico-comercial entre Brasil e Chile, "ao mesmo tempo em que se tratará da ampliação da agenda de cooperação bilateral, em áreas como transição energética, ciência e tecnologia, saúde, cultura, educação, turismo e desenvolvimento social".
Atualmente, o Brasil é o maior investidor latino-americano no Chile e principal destino dos investimentos chilenos no mundo. A previsão é que Lula e Boric assinem 17 acordos e memorandos de entendimento nas áreas de turismo, comércio, saúde, direitos humanos, ciência e tecnologia.
Agenda de Lula no Chile
- 09h40: Oferenda floral no monumento do libertador general Bernardo O’Higgins
- 10h00: Cerimônia de chegada ao Palácio de La Moneda
- 10h20: Reunião privada com o Presidente do Chile, Gabriel Boric
- 10h45: Fotografia oficial
- 11h00: Reunião ampliada com o Presidente do Chile, Gabriel Boric
- 12h00: Cerimônia de Assinatura de Atos
- 12h15: Cerimônia de troca de condecorações
- 12h30: Declaração à imprensa
- 13h00: Almoço oficial oferecido pelo Presidente do Chile, Gabriel Boric
- 14h35: Visita protocolar ao Presidente da Corte Suprema, Ministro Ricardo Blanco Herrera
- 15h00: Visita protocolar ao Presidente do Senado, Senador José García Ruminot
- 15h20: Visita protocolar à Presidente da Câmara de Deputados, Deputada Karol Cariola Oliva
- 17h15: Encontro com o Secretário Executivo da CEPAL, José Manuel Salazar-Xirinachs
- 18h00: Reunião com o CEO da LATAM, Roberto Alvo
- 18h30: Encerramento do Foro Empresarial Chile-Brasil