Uma imagem impressionante circula nas redes sociais. Milhares de palestinos começaram, nesta sexta-feira (10), a retornar para suas casas, na Faixa de Gaza destruída por Israel. O movimento ocorreu após o acordo de cessar-fogo entre o governo de Benjamin Netanyahu e o Hamas ter entrado em vigor às 12 horas locais (6h de Brasília).
Os palestinos, agora, vão poder observar de perto, depois de dois anos sendo alvos de bombardeios, fome, doenças e mortes, o estrago causado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI).
Te podría interesar
Autoridades da FDI informaram, oficialmente, que o “acordo de cessar-fogo entrou em vigor” e que mobilizou tropas para se reposicionarem e se prepararem para a volta dos reféns israelenses.
As imagens mostram uma enorme fila de palestinos que precisaram deixar suas casas durante o massacre imposto por Israel, retornando para uma Faixa de Gaza onde prédios e casas estão totalmente destruídos.
Te podría interesar
Alguns andam ao longo da estrada Al-Rachid, eixo costeiro que margeia o Mediterrâneo. Veículos também foram vistos, se movimentando lentamente no meio das pessoas a pé.
Israel se retira
As forças israelenses já se retiraram do posto de controle militar no Corredor Netzarim, ao sul da Cidade de Gaza. Mesmo com o fim do genocídio, Israel continuará ocupando mais de 50% do território palestino, contra mais de 80% antes do cessar-fogo.
Autoridades divulgaram uma nota em que confirmaram que a circulação de sul a norte em Gaza, bloqueada desde setembro, está aberta novamente, tanto pela estrada Al-Rashid quanto pela estrada Salah al-Din.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.