EUA

Mark Bray, autor de 'Manual Antifascista', se exila dos EUA após ameaças de morte

Historiador se refugia na Espanha por questões de segurança; governo Trump emitiu ordem equiparando antifascismo a terrorismo

Mark BrayCréditos: Reprodução/Youtube
Escrito en GLOBAL el

O escritor Mark Bray abandonou os EUA. Historiador, ele é o autor de 'Antifa: O Manual Antifascista', um livro que reconta a história do movimento antifascista ao redor do mundo desde o seu surgimento.

Contudo, após um exemplar do livro ser encontrado nas posses de Tyler Robinson, suspeito de assassinar o influenciador de extrema direita Charlie Kirk, a sua permanência no país ficou impossível.

O governo decidiu assinar uma ordem executiva tornando o movimento Antifa em uma organização terrorista, em um significativo avanço do autoritarismo nos EUA.

O historiador foi alvo de uma série de provocações ao longo do último mês, mas decidiu que era hora de partir após receber um e-mail com seu endereço pessoal atrelado a uma ameaça.

"Eu estava assistindo a um jogo de beisebol do New York Yankees quando recebi um e-mail ameaçador. A diferença é que, desta vez, incluía meu endereço residencial. De repente, meu mundo mudou. É verdade que a cada dia convivíamos com mais problemas, mais ameaças, mais medo. Mas a sensação de que minha família poderia estar em perigo era definitiva. Tudo o que eu conseguia pensar era: "Preciso sair daqui, preciso sair daqui"", relatou Bray ao El Diario, da Espanha.

Hoje, ele está morando na Espanha, país em que viveu no passado. "O governo Trump decidiu usar o assassinato de Kirk para demonizar a esquerda. Pouco depois, ele emitiu a ordem executiva declarando a Antifa uma organização terrorista, o que é ridículo. Mas, após o anúncio, algumas figuras de extrema direita me chamaram de "professor terrorista" na X, e as ameaças começaram. Então, o Turning Point USA, o grupo de Charlie Kirk na minha universidade, organizou uma petição para que eu fosse demitido e comunicou à Fox News. Foi aí que tudo se precipitou: recebi o e-mail com meu endereço no sábado e, na segunda-feira, ele já estava publicado na X. Na sexta-feira, desembarcamos na Espanha", completou.

O livro de Bray, 'Antifa: O Manual Antifascista' foi editado no Brasil pela Autonomia Literária, com tradução de Guilherme Ziggy e prefácio de Acácio Augusto e Matheus Marestoni.

Membros da plataforma de streaming progressista OMPlay tem 20% de desconto em todos os livros da autonomia literária. Conheça mais sobre a Outro Mundo em Debate:

- Cultura totalitária é uma forma capitalista de pensar e alçam figuras como Trump ao poder, diz Dennis de Oliveira

Temas

EUA
Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar