O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, fez duras críticas ao presidente russo Vladimir Putin após o recente teste do míssil nuclear Burevestnik. Trump classificou a iniciativa russa como “uma provocação perigosa” e alertou que os EUA mantém um submarino nuclear “na costa da Rússia”.
“Ele deveria encerrar a guerra na Ucrânia. Uma guerra que deveria ter durado uma semana já vai para o quarto ano”, disse Trump a repórteres na Ásia. “Eles sabem que temos o melhor submarino do mundo, bem perto da costa deles. Não estamos brincando com eles — e eles não devem brincar conosco”, continuou.
A fala, divulgada amplamente pela mídia internacional, veio após Putin anunciar que o míssil 9M730 Burevestnik, movido por um motor nuclear com alcance “ilimitado”, teria completado com sucesso um voo de 14 mil quilômetros em 15 horas. O armamento está “nas fases finais de desenvolvimento” e deve ser implantado em breve.
Durante a entrevista, Trump também sugeriu a possibilidade de novas sanções contra Moscou. “Você vai descobrir”, respondeu ao ser questionado se o governo norte-americano pretende punir a Rússia pelo teste.
Te podría interesar
O Burevestnik foi revelado por Putin em 2018 como parte de um programa de seis “superarmas” russas, que incluem o míssil intercontinental Satan 2, os mísseis hipersônicos Zircon e Kinzhal, o planador nuclear Avangard e o drone submarino Poseidon.
O míssil, com cerca de 12 metros de comprimento e capacidade para carregar uma ogiva termonuclear, foi projetado para escapar de sistemas de defesa aérea, permanecendo em voo por dias.