DECISIVO

Estilo Mad Max, Rússia avança em várias frentes na Ucrânia

Moscou ofereceu rendição, mas Zelenski rejeitou dizendo que é propaganda de Putin

Mad Max.Soldado russo no topo de um automóvel entra em cidade ucraniana; a bandeira russa é hasteada em um vilarejo Créditos: Reprodução redes sociais e Ministério da Defesa da Rússia
Escrito en GLOBAL el

Agora é oficial: o Ministério da Defesa da Rússia diz que seus soldados já ocupam a metade ocidental da cidade de Kupiansk, na província ucraniana de Kharkiv.

A agência Reuters informou que a invasão foi no estilo Mad Max, com soldados russos entrando na cidade em motocicletas e no topo de veículos civis.

Monitores internacionais do conflito, que se baseiam principalmente em blogueiros militares -- a fonte mais confiável nesta guerra --, confirmam a versão de Moscou de que faltam soldados à Ucrânia e em alguns pontos da região a defesa fica por conta exclusivamente de drones.

Moscou afirma que cerca de 5 mil soldados ucranianos estão cercados em Kupiansk e que houve tentativa de resgatá-los sem sucesso.

Os avanços russos. Fonte ISW

Sem rendição

Vladimir Putin disse que aceitaria rendição em Kupiansk, mas o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenski afirmou tratar-se de pura propaganda e rejeitou a oferta.

Uma vitória na batalha por Kupiansk daria a Putin a oportunidade de conquistar as duas últimas cidades ainda sob controle de Kiev na região -- Kramatorsk e Sloviansk.

Moscou já incorporou Donetsk oficialmente ao território russo, mesmo sem ter controle de todo o território da província.

O objetivo imediato de Putin é vitória militar total nas províncias ucranianas de Lugansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson.

Depois de mais de três anos de guerra, isso só aconteceu na primeira.

Mais ao sul, a Ucrânia admite que 300 soldados russos estão em Pokrovsk, outro centro estratégico vital em Donetsk.

Pokrovsk é ligada por rodovia e ferrovia a duas cidades importantes da Ucrânia, Dnipro e Zaporizhzhia, capital da província de mesmo nome.

Também em Pokrovsk, o Kremlin diz que cinco mil soldados da Ucrânia estão cercados, o que o governo de Zelenski nega.

Mapas militares mostram que a ofensiva russa criou "bolsões" próximos às duas cidades, que são estratégicas para o abastecimento da frente ucraniana.

Zelenski tem dificuldades em admitir derrotas para não perder apoio da União Europeia e dos Estados Unidos.

Putin não aceita fazer concessões territoriais em negociações intermediadas pelos Estados Unidos alegando que a Rússia está ganhando a guerra.

Na província de Zaporizhzhia, o exército ucraniano determinou o recuo de suas tropas de alguns vilarejos, em busca de melhores posições defensivas. 

Em uma postagem numa rede social, o principal comandante militar da Ucrânia, general Oleksandr Syrskyi, admitiu o avanço russo. Moscou controla 70% da província de Zaporizhzhia:

A situação piorou significativamente nas direções de Oleksandrivka e Huliapole, onde, valendo-se da sua superioridade numérica em pessoal e material, o inimigo avançou em intensos combates e capturou três povoados.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar