CORRIDA ESPACIAL

Quer ir para a Lua sem pagar nada? NASA libera participação do público

Agência espacial dos EUA abre chance inédita para qualquer pessoa “viajar” na primeira missão lunar tripulada do século

Agência espacial dos EUA abre chance inédita para qualquer pessoa “viajar” na primeira missão lunar tripulada do século.Créditos: Reprodução/Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

A próxima missão tripulada da NASA em direção à Lua terá um toque de participação popular. A agência espacial dos Estados Unidos passou a aceitar nomes do público para serem enviados na espaçonave Orion, que fará o voo de teste Artemis II, previsto para abril de 2026. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 21 de janeiro do ano que vem.

Quem participar recebe um cartão de embarque digital disponível em inglês e espanhol enquanto os nomes enviados serão gravados em um cartão SD que seguirá a bordo do foguete SLS e da cápsula Orion durante toda a viagem.

A iniciativa faz parte da estratégia da NASA de aproximar o público do novo ciclo de exploração lunar. A administradora interina Lori Glaze afirmou que a Artemis II representa uma etapa decisiva para “levar humanos de volta à superfície da Lua e construir o caminho para futuras missões a Marte”, destacando que a participaç??o simbólica busca inspirar pessoas ao redor do mundo.

Cápsula Orion

Durante cerca de dez dias, a tripulação vai testar no espaço os sistemas essenciais da cápsula Orion, avaliando o suporte à vida, a remoção de dióxido de carbono e umidade gerados pela própria equipe e o desempenho da espaçonave tanto em momentos de esforço físico quanto de repouso.

A missão será realizada pelos astronautas Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da NASA, e pelo canadense Jeremy Hansen, que farão a primeira jornada humana rumo à Lua desde o fim do programa Apollo, mais de cinquenta anos atrás.

O voo Artemis I realizado em 2022 sem tripulação já havia demonstrado que o conjunto Orion–SLS está pronto para missões longas. Agora com pessoas a bordo a Artemis II verificará se o sistema opera com segurança em todas as fases da missão. A viagem deve incluir uma órbita ampla ao redor da Lua antes do retorno à Terra.

Como participar

Quem quiser ver seu nome registrado entre os “passageiros simbólicos” da Artemis II ainda pode se inscrever. Para isso, é preciso fazer o cadastro no site da NASA, 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar