A legenda de extrema direita Reform UK, liderada por Nigel Farage, apareceu pela primeira vez numericamente na liderança em uma pesquisa nacional de opinião pública, em sondagem divulgada nesta segunda-feira (3).
O levantamento realizado pelo YouGov para o jornal Times aponta que 25% dos eleitores britânicos escolheriam o Partido Reformista se as eleições gerais para o Parlamento fossem realizadas hoje, enquanto 24% escolheriam o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, atualmente no poder com o primeiro-ministro Keir Starmer. Na terceira colocação aparece o Partido Conservador, com 21%.
Te podría interesar
A situação é de empate técnico entre as duas primeiras siglas. Nas eleições realizada em julho de 2024, o Reform UK obteve 14,3% dos votos, mas como o sistema na Grã-Bretanha é distrital puro, onde cada integrante da Câmara dos Comuns é eleito em uma disputa interna dentro de cada distrito, a legenda obteve apenas cinco cadeiras, quatro a mais do que no pleito anterior.
O Partido Trabalhista caiu três pontos em comparação à última pesquisa realizada em 26 e 27 de janeiro, enquanto os reformistas ganharam dois pontos.
Te podría interesar
Conservadores em terceiro
Uma outra sondagem, divulgada na sexta-feira (31) e realizada semanalmente pela Techne Tracker para o The Independent, mostra os trabalhistas mantendo a ponta, ganhando um ponto percentual e chegando a 26%, com o Reform UK mantendo seus 24% do levantamento anterior. O que esta pesquisa tem em comum com a do YouGov é o Partido Conservador em terceiro. Neste caso, caindo um ponto e anotando 23%.
É a primeira vez em uma pesquisa Techne UK que o Partido Conservador ocupa a terceira posição. Na disputa pelo campo da direita/extrema direita, os conservadores ainda têm melhores resultados nas faixas etárias acima de 55 anos, enquanto os reformistas são mais fortes entre eleitores com menos de 55 anos.
Na sexta, Farage realizou um comício em North West Essex, distrito eleitoral da líder conservadora Kemi Badenoch, e comparou a ascensão da sua legenda ao triunfo eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos. "Acho que também estamos começando a ver uma onda cruzando o Atlântico a partir da costa leste da América, onde Donald Trump, apoiado em uma plataforma cujas políticas não eram muito diferentes daquelas que propusemos ao povo britânico em julho passado, conquistou essa vitória incrível e teve um começo incrível", disse.
"As pessoas olham para nós e dizem 'como Trump, essas pessoas farão as coisas', e acredite, nós faremos", prometeu ainda Farage, que foi convidado pelo presidente estadunidense para a cerimônia de posse em Washington. "Isso não será apenas um terremoto na política britânica. Essa será a maior mudança política histórica que este país já viu."