Um acordo sobre minerais pode ser assinado por Estados Unidos e Ucrânia dentro das próximas 24 horas, de acordo com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, à imprensa internacional.
"Este é um excelente acordo de parceria que prevê enormes benefícios e investimentos para o nosso país, além de possibilitar o recebimento de assistência militar dos Estados Unidos", afirmou Shmyhal.
A Ucrânia detém cerca de 5% do suprimento de terras raras (ETRs) do mundo, que são essenciais para tecnologias avançadas em países como China e Estados Unidos, que necessitam de produção massiva de microchips – daí a disputa comercial que se estende há anos, antes mais discretamente e, agora, transformada em guerra comercial desde o começo de abril. A exploração desses recursos na Ucrânia é cobiçada e frequentemente alvo de acordos com os EUA.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, falou abertamente sobre um cessar-fogo de 72 horas nesta segunda-feira (28), em homenagem ao 80º aniversário da vitória da União Soviética e dos aliados na Segunda Guerra Mundial.