BOLSONARISTAS A CAMINHO DE CASA

Delegações brasileiras deixam Israel em segurança após ataques entre Israel e Irã

Governo israelense agradece visita de brasileiros e destaca “cooperação frutífera” entre os dois países, mesmo em meio à escalada militar

Créditos: Reprodução de vídeo / Rede X
Escrito en GLOBAL el

Em meio ao maior ataque de mísseis já lançado pelo Irã contra Israel, desde o início do conflito na última sexta-feira (13), todas as delegações brasileiras que estavam no país a convite do Ministério das Relações Exteriores de Israel deixaram o território israelense em segurança nesta quarta-feira (18). A informação foi confirmada por meio de nota oficial divulgada pelo governo israelense neste mesmo dia.

A saída das delegações foi coordenada com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, o Itamaraty, e, de acordo com um comunicado divulgado no começo da semana, a expectativa é que esses políticos restantes viajem pelo mesmo caminho feito pela outra delegação, através da Jordânia.

Um total de mais de 40 políticos bolsonaristas estavam em Israel participando de um evento relacionado a cooperação internacional, ligado a agricultura, tecnologia e afins, e 25 compunham uma delegação somente de prefeitos.

Expectativa por novas visitas

O Ministério das Relações Exteriores de Israel expressou agradecimento aos integrantes das delegações pela compreensão diante da situação de emergência e destacou que espera retomar, em breve, o cronograma de visitas e de cooperação bilateral.

“Estamos confiantes de que, assim que as condições permitirem, daremos continuidade em breve à nossa relação dinâmica e frutífera”, diz a nota.

Os avisos do Itamaraty

Devido à escalada das tensões no Oriente Médio, após o ataque de Israel ao Irã na madrugaa da última sexta-feira (13), o Itamaraty emitiu um novo alerta consular, recomendando que brasileiros não viajassem a Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Líbano, Palestina e Síria.

Itamaraty também relembrou que existem avisos consulares que desaconselham a viagem a Israel desde outubro de 2023, quando foi emitido um alerta consular em função da ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza. Naquela ocasião, foram retirados 1.413 brasileiros por meio de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Brasileiros ilhados no Irã

Existem nove brasileiros ilhados também no Irã, conforme divulgado pela Fórum na última terça-feira (17). A maioria era composta por atletas que visitam o país à convite de uma federação esportiva, e o corpo diplomático brasileiro já afirmou que prepara a repatriação desses atletas. “Trabalhamos com a possibilidade de repatriação, com calma”, explicou o encarregado de negócios na embaixada do Brasil em Teerã, Felipe Flores Pinto.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar