MERCADO FINANCEIRO

Taxação de Trump sobre o Brasil rendeu lucros exorbitantes em movimento de mercado suspeito

Horas antes de anúncio das tarifas e com sinal de Trump, investidores apostaram contra o real

Créditos: SAUL LOEBAFP
Escrito en GLOBAL el

Um grande movimento no mercado financeiro horas antes do anúncio de novas tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros levantou suspeitas.

Spencer Hakimian, fundador da Tulu Capital, uma empresa de investimentos dos EUA, denunciou com base em dados do Terminal da Bloomberg que alguém lucrou muito no mercado de câmbio com as tarifas de Donald Trump sobre o Brasil. A operação teria rendido milhões de dólares em lucros em poucas horas.

A operação lucrativa coincide com o horário da coletiva de Trump na Casa Branca durante encontro com líderes africanos, quando o presidente dos EUA afirmou que iria tarifar o Brasil.

O que aconteceu?

Na última quarta (9), às 13h32 (horário da Costa Leste), um investidor ou grupo de investidores fez uma aposta massiva contra o real brasileiro (BRL), comprando dólares (USD) em um volume anormal. 

Pouco menos de três horas depois, às 16h19, o governo dos EUA anunciou um aumento de 50% nas tarifas de importação para produtos siderúrgicos brasileiros — uma medida que geralmente enfraquece a moeda do país afetado.

Assim que a notícia foi divulgada, o real desvalorizou cerca de 2,5%, e quem que havia feito a aposta horas antes saiu da operação com um lucro expressivo.

Como esse tipo de negociação costuma ser feito com alavancagem (empréstimos que multiplicam ganhos e perdas), o retorno real pode ter chegado a 25% a 50% em menos de três horas, denuncia Hakimian.

 

Manipulação de mercado

A sequência de eventos sugere que alguém pode ter tido acesso antecipado à decisão do governo dos EUA antes do anúncio oficial. Contudo, a coincidência com o horário da coletiva em que Trump anunciou que iria tarifar o Brasil pode revelar uma cartada que Trump já tinha jogado ao mundo em abril.

Na dia 9 daquele mês, o mercado acionário despencava uma semana de tarifas de Trump contra todos os países do mundo. Então, Trump postou nas redes sociais: "MANTENHAM A CALMA! Tudo vai se resolver" e "É A HORA PERFEITA PARA COMPRAR!!!".

Horas depois, ele suspendeu as tarifas para todos os países, exceto a China, fazendo as ações dispararem mais de 10% na Bolsa de Valores de Nova York, em uma clara manipulação do mercado financeiro.

Trump dá o sinal, os investidores obedecem e lucram com uma manipulação de mercado.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar