EUA

Enchentes no Texas: sobe para 70 o número de mortos, sendo 21 crianças

Buscas desesperadas continuam pelo estado; cheia do Rio Guadalupe atingiu principalmente um acampamento para meninas

Devastadora cheia do rio Guadalupe, no Texas, EUA, que resultou em dezenas de mortos.Créditos: Ronaldo Schemidt / AFP
Escrito en GLOBAL el

Subiu para 70 o número de mortos devido a enchentes que afetam o Texas, nos Estados Unidos, desde sexta-feira (4). Entre as vítimas, estão 21 crianças. As chuvas atingiram um acampamento cristão para meninas, onde mais de 750 crianças estavam alocadas e mais de 20 continuam desaparecidas. 

As atualizações foram feitas por autoridades locais ao jornal New York Times neste domingo (6). A previsão é de mais chuva para os próximos dias, o que deve piorar a situação. "Infelizmente, esperamos que esse número aumente", disse mais cedo o vice-governador do Texas, Dan Patrick, em entrevista à Fox News.

As chuvas que atingiram diversas regiões tiveram início entre a madrugada de quinta (3) e sexta-feira (4), que fizeram com que o Rio Guadalupe, um dos principais do estado, transbordasse. O número de desaparecidos ainda é incerto. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que o governo está trabalhando com autoridades estaduais e locais no Texas nas ações de resgate.

Mobilizações de resgate

As ações de resgate mobilizam 400 pessoas, 14 helicópteros e 12 drones. Nas redes sociais, pais tentam localizar seus filhos em uma busca desesperada. Neste sábado (5), o corpo de  quatro meninas, que tinham entre 8 e 9 anos, foram encontrados. Elas participavam do acampamento de Camp Mystic.

Região conhecida como ‘corredor de enchentes’

O local do Camp Mystic faz parte de uma área chamada de corredor de enchentes, onde o solo pouco absorve a água e as chuvas descem rapidamente morro abaixo. O alerta do Serviço Nacional de Meteorologia previa 70 a 150 milímetros de chuva, mas o volume passou de 250 milímetros, superando registros anteriores.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar