À la Aécio: Keiko Fujimori acusa fraude em eleição no Peru após ser ultrapassada pelo esquerdista Pedro Castillo

"Devemos estar atentos para defender a democracia", pediu o sindicalista após as acusações da adversária

Keiko Fujimori (Divulgação)
Escrito en GLOBAL el

De forma semelhante como fez Aécio Neves nas eleições presidenciais de 2014, ao perder para Dilma Rousseff, a candidata à presidência do Peru, Keiko Fujimori, filha do ex-ditador, foi às redes sociais para denunciar uma suposta "irregularidade" e "indícios de fraude" na eleição de domingo.

A acusação foi feita no momento em que o professor e sindicalista Pedro Castillo ficou à frente na disputa. Com mais de 96% dos votos apurados até as 22h30 desta segunda-feira, Castillo conta 50,26% dos votos contra 49,73% da candidata da direita.

Keiko afirmou em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (7), que há "uma série de irregularidades" e "indícios de fraude na mesa" de votação. "Há uma clara intenção de boicotar a vontade popular", completou. A candidata então mostrou vídeos e fotos para tentar comprovar a denúncia. Um dos registros foi de um local de votação em região rural, onde Castillo obteve 187 votos e ela nenhum.

A missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) não mencionou nenhuma irregularidade na disputa peruana. A entidade ainda afirmou na segunda que "a contagem dos votos foi realizada de acordo com os procedimentos oficiais".

Horas depois da declaração de Fujimori, Castillo usou as redes sociais para pedir uma "vigília" em defesa do voto e da democracia. "Devemos estar atentos para defender a democracia que se expressa em cada um dos votos, dentro e fora do nosso amado Peru. Não podemos descansar. Que essa vigília histórica permita o renascer de um novo país", escreveu o candidato no Twitter.

https://twitter.com/PedroCastilloTe/status/1402104254798651395

Nas redes sociais, internautas brasileiros ironizaram a denúncia de fraude de Keiko, comparando a situação com a denúncia de fraude feita por Aécio Neves na disputa contra Dilma. O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) comentou sobre o caso, lembrando que Keiko, inclusive, já pediu "Fora, Lula".

https://twitter.com/padilhando/status/1402083374290935809