Agora é oficial: Donald Trump diz que não vai à posse de Joe Biden

Possibilidade era dada como certa; falta de presidente a evento de sucessão não ocorria nos EUA havia 152 anos

Donald Trump em vídeo publicado no Twitter (Foto Reprodução Twitter)
Escrito en GLOBAL el

Aquilo que já vinha sendo especulado havia semanas tornou-se oficial. Nesta sexta-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em seu Twitter que não vai comparecer à cerimônia de posse de seu sucessor, o democrata Joe Biden.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1347569870578266115

“Para todos aqueles que perguntaram, eu não vou à posse no dia 20 de janeiro”, escreveu ele na rede.

Somente três presidentes dos EUA não foram à cerimônia de posse de seus sucessores, todos no século 19: John Adams, em 1801; o filho dele, John Quincy Adams, em 1829; e Andrew Johnson, em 1869.

A declaração foi publicada horas depois de ele ter postado um vídeo na mesma rede em que prometia uma “transição de poder pacífica” e no qual dizia que “este momento exige cicatrização e reconciliação”.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1347334804052844550

Aquela tinha sido a primeira publicação de Trump na rede depois de ter ficado 12 horas impedido pela plataforma de colocar novos posts. A justificativa tinha sido que houve “repetidas e graves violações à política de integridade cívica”.

Leia também: Mark Zukerberg bane Donald Trump “indefinidamente” do Facebook e Instagram

Na quarta-feira (6), quando seus apoiadores invadiram o Congresso dos EUA, o republicano havia publicado mensagens incentivando seguidores a não aceitarem resultado das eleições presidenciais naquele país. Ele repete, sem apresentar provas, que elas foram fraudadas e que ele foi o real vencedor do pleito. Um discurso seu incentivou seus apoiadores a promoverem a invasão.