segunda-feira, 21 set 2020
Publicidade

Alberto Fernández, eleito na Argentina, entra na campanha por virada da esquerda no Uruguai

O candidato da Frente Ampla para a presidência do Uruguai, Daniel Martínez, ganhou um reforço de peso para buscar a vitória no segundo turno das eleições uruguaias, que acontece em 24 de novembro. Alberto Fernández, presidente eleito da Argentina, está se mobilizando para ajudar os aliados frente-amplistas a reverterem o cenário apontado nas pesquisas de opinião que dão vantagem para Lacalle Pou, do Partido Nacional.

Fernández usou as redes sociais nesta quinta-feira (14) para publicar mensagens diretamente do país vizinho sobre o atual presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e a chapa da Frente Ampla nas eleições de 2019 – Martínezes e Graciela Villar -, dando a entender que vai embarcar na campanha. O candidato da direita, Lacalle Pou, desponta nas pesquisas divulgadas até o momento, com uma diferença que varia entre cerca de 5 ou 6 pontos percentuais.

“Me reuni meu amigo Daniel Martínez, candidato da Frente Ampla no Uruguai. Um homem honesto e sempre atento às demandas dos mais vulneráveis. Vamos manter viva a chama da democracia no Uruguai e em todo o continente”, disse Fernández.

Martínez, que ligar sua imagem ao argentino para conseguir o triunfo, respondeu: “Como diz Alberto Fernández, a amizade nos uniu novamente e a convicção de que há uma agenda que sempre deve ser uma prioridade para nossos povos: a da justiça, a democracia do encontro e a igualdade de oportunidades”. Segundo especialistas, a vitória da Frente de Todos na Argentina pode ser um fator relevante para a disputa uruguaia.

Fernández também postou foto junto com o atual presidente do país vizinho e comentou sobre as “visões em comum” que compartilham. “Com Tabaré Vázquez, temos visões e preocupações comuns sobre nossos países e o continente. Ambos acreditamos na necessidade de construir sociedades com maior igualdade e fortalecer a democracia na região, que é a garantia de nossa liberdade e soberania”, declarou.

Os últimos dez dias de campanha são vistos sempre como os mais importantes na disputa uruguaia e o desembarque de Fernández no país pode ajudar os companheiros da Frente Ampla que tentam sua quarta vitória seguida.

 

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.