Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de janeiro de 2020, 11h21

Alberto Fernández nomeia primeira embaixadora negra da história da diplomacia argentina

María Fernanda Silva será representante da Casa Rosada no Vaticano e viajará junto com o presidente, Alberto Fernandez, que tem encontro com o Papa Francisco nesta sexta-feira

María Fernanda Silva, nomeada embaixadora da Argentina no Vaticano (Foto: reprodução YouTube)

A viagem de Alberto Fernández à Europa, que se inicia nesta quinta-feira (30), já tem a sua primeira surpresa: o presidente anunciou que será acompanhado da nova embaixadora da Argentina na Santa Sé, María Fernanda Silva, uma diplomática de carreira que se torna, a partir desta nomeação, a primeira pessoa negra a ocupar um cargo na diplomacia argentina.

Silva acompanhará Fernández em sua viagem, que começará justamente com o seu credenciamento como representante diplomática. Nesta sexta (31), já como embaixadora, ela deve acompanhar o encontro entre Fernández e o Papa Francisco.

María Fernanda Silva conhece bastante o cargo que irá ocupar: ela já foi subsecretária da embaixada argentina no Vaticano, e agora assumirá o posto principal, que jamais havia sido ocupado por uma mulher.

A nova embaixadora trabalha no serviço exterior argentino há mais de 30 anos, mas nunca teve a oportunidade de assumir o principal cargo de uma representação. Além do Vaticano, ela também trabalhou nas embaixadas da Venezuela, do Equador e na Unasul – quando o secretário-geral do organismo era Néstor Kirchner.

Entre as razões para a designação de Silva para o cargo estão o seu destacado trabalho junto com organizações católicas que lutam pelos direitos dos migrantes, uma das bandeiras que Francisco tem defendido desde que iniciou seu pontificado.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum