Alerta nos EUA: Flórida registra aumento de 350% nos casos novos de Covid em um mês

Segundo médicos locais, a explosão de novos casos da doença tem relação com a variante Delta e atingem, em sua grande maioria, a população ainda não vacinada

Os Estados Unidos, apesar de ser um dos países que mais tem vacinado contra a Covid-19 do mundo, estão vendo os números da doença voltarem a subir, o que tem gerado preocupação de autoridades.

O aumento dos novos casos tem se dado, essencialmente, em regiões com menor taxa de vacinação. É o caso da Flórida.

No estado, os registros de novas infecções explodiram nas últimas semanas. Para se ter uma ideia, na semana de 17 de junho foram contabilizados 10.095 novos casos de Covid. Na última semana, os registros de novos casos eram 45.449 – um aumento de 350,2%.

A explosão de casos tem superlotado os hospitais e feito as autoridades proibirem visitas nas unidades de saúde.

Em entrevista ao jornal Miami Herald, Marc Napp, diretor do hospital Memorial Health Care, afirmou que esse princípio de uma nova onda do coronavírus se deve, principalmente, à variante Delta, extremamente contagiosa, e ao alto número de pessoas que ainda não se vacinaram no estado.

“A esmagadora maioria são indivíduos não vacinados. E parecem ser mais jovens do que antes”, afirmou Napp.

Cerca 8 milhões de pessoas da Flórida aptas a tomarem vacina ainda não o fizeram.

Segundo o presidente Joe Biden, quatro estados com baixas taxas de vacinação, entre eles a Flórida, responderam por 40% do total de novos casos de Covid em todo o país na última semana.

Publicidade

“Então, por favor, se vacinem. Tomem a vacina agora”, conclamou o mandatário nesta terça-feira (20).

Desde o início da pandemia, os Estados Unidos contabilizaram 34,2 milhões de casos de Covid-19 e 609 mil mortes causadas pela doença.

Publicidade

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR