Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de setembro de 2019, 10h45

Aliado de Bolsonaro, Netanyahu tem robô bloqueado por campanha de ódio no Facebook

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que concorre à reeleição, foi punido pelo Facebook por publicação de 'bot' da campanha que incitava ódio contra árabes

Bolsonaro e Benjamin Netanyahu durante sua visita a Israel (Alan Santos/PR

Concorrendo à reeleição, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu foi punido pelo Facebook após um robô de sua campanha divulgar mensagem de ódio contra os árabes, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pela agência EFE.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

“Os árabes querem nos aniquilar”, diz a mensagem, que foi distribuída por um robô que faz as mídias sociais de Netanyahu, um dos principais aliados de Jair Bolsonaro no cenário internacional, no Facebook.

O Facebook informou que o robô da campanha de Netanyahu violou as políticas de discurso de ódio da rede social e que por isso decidiu suspendê-lo por 24 horas. “Também descobrimos que o ‘bot’ estava fazendo mau uso da plataforma no período de tempo permitido para ligar para as pessoas”.

O Likud, partido liderado por Netanyahu, afirmou que a postagem não foi aprovada pelo primeiro-ministro, que discorda da mensagem. Um porta-voz ainda teria dito que a publicação foi “um erro de um funcionário da campanha”.

O candidato da Lista Unida, Ayman Odeh, que reúne os partidos árabes de Israel, afirmou que a decisão do Facebook foi tomada depois de uma denúncia feita pela coalizão. “Ontem pedimos diretamente ao Facebook que parasse de ser uma tribuna para a incitação perigosa de Netanyahu”, escreveu no Twitter.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum