Fórum Educação
16 de março de 2020, 12h12

Apoiada por Lula, socialista Anne Hidalgo vence primeiro turno das eleições em Paris

Atual prefeita da capital francesa teve 29,3% dos votos, em eleição marcada por abstenção recorde devido ao coronavírus: somente 45% dos eleitores foram às urnas

Dias depois da homenagem que prestou ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, venceu o primeiro turno da eleição municipal, na qual busca sua reeleição.

Na votação deste domingo (15), Hidalgo teve 29,3% dos votos, e agora disputará o segundo turno com a conservadora Rachida Dati, que ficou em segundo lugar, com 22,7%. A candidata apoiada pelo presidente Emmanuel Macron, Agnès Buzyn, terminou em terceiro, com 17,3%.

Duas semanas atrás, Hidalgo entregou a Lula o título de Cidadão Honorário de Paris, em cerimônia realizada no Theatre du Gymnase. Na ocasião, Lula entregou seu apoio à reeleição da atual prefeita parisiense.

A jornada eleitoral foi marcada por uma abstenção recorde. Apenas 45% dos eleitores compareceram às urnas, devido ao temor causado no país pelo coronavírus. Tal situação também preocupa as autoridades, já que o segundo turno está marcado, em princípio, para o próximo fim de semana.

Segundo a imprensa francesa, Macron fará um pronunciamento à nação na noite desta segunda-feira (16), e se especula que decretará quarentena em todo o país. Até o momento, a França registra 5,4 mil casos de coronavírus, e 127 mortes.

Os meios locais também especulam com um possível cancelamento dos resultados deste domingo, caso o presidente decida adiar o segundo turno, e somente o rumor dessa possibilidade já está sendo criticado pelos dirigentes do Partido Socialista francês, ao qual Hidalgo pertence.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum