Apoiador do golpe na Bolívia, secretário geral da OEA é recebido com gritos de “assassino” em palestra no Paraguai
Manifestantes denunciam respaldo dado pela OEA ao golpe que, segundo movimentos sociais, já deixa mais de 40 mortos

O secretário geral da OEA, Luis Almagro, foi alvo de uma série de escrachos promovidos por estudantes e movimentos sociais nesta terça-feira (19) ao participar de um debate em uma universidade privada em Assunção, capital do Paraguai. Almagro foi um dos que respaldou o golpe de Estado promovido na Bolívia contra o presidente Evo Morales.
Ao ser anunciado como palestrante de debate na Universidade do Pacífico, um grupo de estudantes se levantou e começou a chamar Almagro de “assassino”, “criminoso” e “violador do direito internacional”. Um dos jovens denunciava que já são 30 mortos em Bolívia desde o golpe de Estado consumado contra Morales.
Segundo dados oficiais, 27 pessoas foram mortas desde as eleições, sendo 24 desde a queda do ex-líder sindical. Movimentos sociais apontam que a cifra é ainda maior e ultrapassa 40 mortos. Apenas na manhã terça, uma ação militar na cidade de El Alto deixou três mortos e 70 feridos.
A autoproclamada presidenta Jeanine Añez, que se alçou ao poder após a derrubada do governo do MAS, tem promovido uma forte repressão contra campesinos e indígenas que tentam resistir aos planos golpistas. Morales denunciou nesta terça-feira (19) que Añez comanda o país como uma ditadura.
Além do escracho sofrido dentro da universidade, Almagro sofreu para conseguir entrar na instituição, sob forte pressão de manifestantes. “Almagro, covarde, deixa de foder, o povo está na rua e não vai retroceder”, cantavam durante protesto na porta do centro de ensino.
Assista ao vídeos mostrando a mobilização contra Almagro:
Organizaciones sociales y políticas impiden el ingreso de @Almagro_OEA2015 a una Universidad Privada en Asunción #Paraguay#GolpeEnBolivia#MasacreEnBolivia pic.twitter.com/5a6PROv5Rj
— Osvaldo Zayas (@OsvaldoteleSUR) November 19, 2019
Mientras en una Universidad Privada deb #Asunción, estudiantes también impidieron al Sec Gral OEA, entrada a evento donde debía ofrecer una charla: "Un criminal y violador del derecho internacional, eso es Almagro"#GolpeDeEstadoEnBolivia pic.twitter.com/ztS8a7iC6w
— Rolando Segura (@rolandoteleSUR) November 20, 2019
Almagro fue tratado como lo que es y huyó como lo que es, una rata inmunda. Responsable del Golpe de Estado en Bolivia y de la Dictadura Militar que está masacrando a los indígenas.#MasacreEnBolivia #GolpeDeEstadoEnBolivia#AlmagroAsesino pic.twitter.com/USgMPEgc2W
— PPC Paraguay (@ppcpy) November 20, 2019
Quantas matérias por dia você lê da Fórum?
Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.
Apoie a Fórum