Fórum Educação
07 de janeiro de 2020, 22h16

Após ataques, Irã diz que Israel também tem culpa pela morte de Soleimani

O Irã ainda afirmou que pode ampliar a resposta militar caso os Estados Unidos sigam com os conflitos

Erfan Kouchari/Tasnim News Agency

Minutos após assumir a autoria dos ataque aéreos realizados contra bases militares iraquianas que hospedam tropas da coalizão dos Estados Unidos no Iraque, a Guarda Revolucionária do Irã (GRI) – o exército do Irã – disse em comunicado que não diferencia o “regime sionista” – em referência a Israel – do “regime americano”.

“A Guarda Revolucionária do Irã diz nunca vai separar o ‘regime sionista’ dos crimes cometidos pelo ‘criminoso regime dos EUA'”, informou a rede de TV iraniana Press TV. “A GRI considera o regime sionista tão criminoso contra o regime dos Estados Unidos no assassinato do general Soleimani”, completou.

Segundo o The Spectator Index, há ameaças de ataques aéreos do Irã contra Dubai, nos Emirados Árabes, e contra Haifa, em Israel.

O exército iraniano assumiu a autoria de um ataque aéreo de grandes proporções promovido às bases usadas pelos EUA no Iraque. Segundo a Secretaria de Defesa estadunidense, “pelo menos duas” das bases foram atingidas por “mais de uma dúzia” de mísseis. Ainda não há confirmação de mortos.

O Irã ainda afirmou que pode ampliar a resposta caso os Estados Unidos sigam com os conflitos. O próximo ataque seria em solo estadunidense, segundo informações da CNN.

Os bombardeios aconteceram na noite desta terça-feira (7) e mobilizaram o Conselho de Segurança Nacional dos EUA, que está reunido na Casa Branca neste momento. O presidente do EUA, Donald Trump, deve fazer um pronunciamento em instantes.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum