Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de abril de 2019, 21h53

Após vitória, socialistas estudam fazer governo de minoria na Espanha

"Penso que temos um respaldo mais do que suficiente para ser o timão deste barco", disse a vice-primeira-ministra Carmen Calvo, já que seu partido, apesar de vencedor, não tem cadeiras suficientes para formar maioria no parlamento

Foto: Reprodução/Facebook Pedro Sánchez

Vencedor das eleições parlamentares deste domingo (28) na Espanha, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) tentará formar um governo de minoria, já que, apesar da vitória, não tem o número de cadeiras suficiente para formar a maioria no Parlamento.

A informação foi dada nesta segunda-feira (29), em entrevista à imprensa local, pela vice-primeira-ministra Carmen Calvo. “O PSOE tentará um governo solitário”, disse.

O partido, que é o mesmo do primeiro-ministro Pedro Sánchez, elegeu 123 parlamentares, 38 a mais que nas eleições de 2016, e ultrapassou o conservador Partido Popular (PP), que caiu de 137 para 66 cadeiras.

“Penso que temos um respaldo mais do que suficiente para ser o timão deste barco”, completou a vice-premiê.

Leia também
Socialistas vencem eleições gerais na Espanha, mas extrema direita promete surpreender

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, por sua vez, afirmou que sua legenda é “imprescindível” em uma coalização com o partido vencedor para a formação de um governo de esquerda.

O PSOE foi a legenda mais votada em quase todas as províncias da Espanha, com exceção de três na Catalunha, três no País Basco e de quatro no restante do país onde o PP prevaleceu.

 

*Com informações do Opera Mundi

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum