Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de janeiro de 2020, 10h29

Ataque do Irã a bases dos EUA provoca novo aumento do preço do petróleo

O índice da West Texas Intermediate, usado como referência por grande parte dos países do Ocidente, mostra que o valor do barril nesta manhã saltou para 65,54 dólares, um aumento de 4,53%.

Nesta quarta-feira (8), o preço do petróleo voltou a disparar, após o ataque da Guarda Revolucionária do Irã a bases militares dos EUA no Iraque. Segundo o índice da West Texas Intermediate (usado como referência por grande parte dos países do Ocidente), o valor do barril de petróleo nesta manhã saltou para 65,54 dólares, um aumento de 4,53%.

O aumento se deu após três dias seguidos de queda nos preços. Contudo, foi maior que o registrado na sexta-feira (3), após o ataque estadunidense que matou o general Qassem Soleimani: naquela ocasião, o aumento foi de 3,04%, elevando o preço do barril a 63,84 dólares. Vale lembrar que o assassinato de Soleimani foi o que provocou a represália iraniana desta terça.

Tal situação também levou a uma queda nos principais índices de Wall Street: o Standard & Poor perdeu 0,28% do seu valor, enquanto o Dow Jones caiu 0,42 pontos e o Nasdaq 1,47.

Na terça-feira (7), a Petrobras publicou um comunicado dizendo que “em função dos últimos acontecimentos ocorridos no Oriente Médio, a empresa segue com o processo de monitoramento do mercado internacional”, e que “de acordo com suas práticas de precificação vigentes, não há periodicidade pré-definida para a aplicação de reajustes”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum